29/11/2019

* No Parque ou na Usina de Campo Mourão?!

Onde Gostaria de Estar Agora?Wibaju

Imagem relacionada
- O verão siquer começou e já falam em outono, disse-me o homem de certa idade sentado ao  meu lado, ali no banco da praça e a catedral a nos contemplar.

– Por quê apressamos tanto a vida? Perguntei.

– É porque nós sempre queremos estar em outro lugar. – ele disse – Em algum lugar adiante do nosso tempo, onde pensamos que as coisas estarão melhores do que estão aqui... agora. 
  
– Nós nunca vivemos no aqui e agora. Vivemos sempre no futuro, né?! Comentei eu.

       Alguns vivem no passado porque pensam que  seria melhor. E não é. Acrescentou ele.
   Então, derrotados por sonhos desfeitos, eles não vislumbram nenhum futuro, odeiam o presente e acreditam que o que eles tiveram, há anos, era o melhor que poderiam ter. - Ele disse.

Olhando para aquele homem simples e sábio, você pensaria que ele nunca deixaria o passado. 
Vestia uma camisa surrada de algodão, branca e mangas longas, suspensório marrom a segurar as calças de brim e um chapéu de palha bem usado, com uma fita preta ao redor. Seu cabelo branco, longo é o suficiente para formar uma onda que quase cobre suas orelhas e a nuca.

– E você, onde está hoje? – Perguntou-me ele.

– Veja. Bem aqui. Estou falando com você e aproveitando cada minuto de sua sabedoria. 

Ele sorriu. - Sábio eu? Bondade sua! Sou eterno aprendiz!

– Mas eu admito que há vezes em que o “estar aqui” não é suficientemente bom. Creio que flutuo de um lado a outro no tempo. Tive grandes momentos que me trouxeram para o presente alguns desafios, esperanças e sonhos que fazem achar-me perdido em pensamentos sobre o amanhã. - Revelei a ele na tentativa de 'jogar' aberto.

– Alguém certa vez me contou que é bom reviver o ontem, apenas não se deve ficar parado no tempo e nas lembranças – disse com uma risadinha. – o melhor lugar para se estar é aqui, hoje... agora! Acredite!

– E você bom homem? Onde está hoje? Perguntei.

Nisso fomos interrompidos pelo som da voz doce de uma menina se aproximando e chamando:
– Vovô! Vovôô!
Ele levantou-se acenou e gritou:
       Aqui, meu amorzinho!
A abraçou dizendo-me com brilho nos olhos: Esta é minha neta! Hoje é agora e temos nosso piquenique no Parque... Tchau e até mais ver!

Resultado de imagem para criança de mao dada avo
Fiquei sentado ali por mais um longo momento observando-os descer a Rua Brasil em direção ao bonito gramado perto do lago do Parque Municipal, pequena cesta de piquenique no braço, mãos dadas e tagarelando muito, igual papagaio.

Concluí que ele está certo. O melhor lugar para estar é agora, no presente. Mas estranhamente, eu podia ver o todo: o ontem e o hoje, em um só momento, durante nossa breve e profícua prosopopeia.

Existe o passado inegável, o presente incontestável e o futuro misterioso bem ali adiante de nós. É a vida que segue e o mundo que gira. O importante é não parar... é viver o agora e encarar com fé e paz o amanhã. O resto Deus Faz!

E você que me leu, onde está?

Por quê não num piquenique no Parque ou na Usina Mourão?! 

Com nossa família fizemos muitos piqueniques na Usina e ali no Parque quando este ainda era reserva de mato nativo. O gostoso 'churrasquinho' era servido por mim na base da sodinha, pão francês crocante (efeito do proscrito bromato) e linguiça caseira assada com espetinho de galho verde, na brasa viva.

Era tão bom! 
Faz tempo, mas parece que foi ontem, ou agora a pouco? -Sei lá! -Mas foi!

Resultado de imagem para campo mourão parque do lago
Parque Joaquim Teodoro e Usina Mourão
Campo Mourão - PR
Resultado de imagem para Usina mourao

...

2 comentários: