12/02/2019

Termas Jurema perto de Campo Mourão

 
Clic e ouça.

 

História das Termas de Jurema

Em 1968, quando adquiriu a área, o empresário do ramo madeireiro, Delcides Constantino Miguel tinha como principal objetivo aproveitar o espaço para o tratamento da saúde pelo banho, ingestão da água térmica sulfurosa e lama negra medicinal ali existentes em profusão. O local, a beira do Rio Formoso, sobre a boca de um milenar vulcão extinto, é rico destes recursos naturais e ficou conhecido por Água Quente divisa com o distrito de Água Fria, Município de Iretama – PR, a 65 km de Campo Mourão e a 480 km de Curitiba, pela BR-487.

 
O primeiro hotel rústico e simples foi inaugurado em 1970. 

Desde 1940 quando foi descoberto até a aquisição por Delcides, quase 30 anos depois, o lugar não tinha atrativo. A mata, antes derrubada por antigos proprietários, foi recomposta com plantio de centenas de espécies nativas e exóticas que transformou o meio ambiente triste em área exuberante, com atenção e cuidados prioritários às nascentes das águas quentes transformadas em piscinas e lagos piscosos no entorno do atual e magnífico complexo hoteleiro.  

Processo lento - O atual Termas de Jurema Resort Hotel tem sua história diretamente relacionada à descoberta de fontes de águas termais minerais emergentes do solo a 42ºC e lama negra sulfurosa. Delcides quando viu aquela maravilha e seu poder de cura, sonhou com um lugar onde pudesse compartilhar essa riqueza com outras pessoas.
Em homenagem à sua dileta esposa Jurema Pompeu Miguel, deu a este paraíso o nome de Termas de Jurema.

Quando o pai comprou esta área o terreno mais parecia com uma quiçaça de cerrado. Ele era inteligente, um verdadeiro visionário e logo vislumbrou o potencial da água medicinal, mesmo que no lugar não existisse nada de especial, turisticamente. A única coisa que atraia algumas pessoas até aqui era a fonte medicinal, explica Sérgio Sebastião Miguel.
A nova diretoria mudou, então, o foco. Construiu um pequeno hotel de madeira, investiu pesado em diversificada infra-estrutura até chegar à classificação de Hotel Resort 5 Estrelas, com amplas áreas de lazer, passeios e aventuras radicais.

Hotel - Termas de Jurema passou a se conhecida como Termas de Jurema Resort Hotel, amplamente divulgado nas agencias de turismo e redes hoteleiras. 
No começo tinha 32 quartos simples; em um ano ampliou para 46 e, atualmente, dispõe de 188 apartamentos de classe, todos em alvenaria, dos mais requintados. É reconhecidamente um dos melhores do Brasil em sua categoria Instalado em uma área de mais de 340 ha, onde emergem várias fontes de água termal e de lama negra, com dezenas de outros atrativos salutares. 

 
A primeira piscina de Termas de Jurema em construção

Piscina - A primeira e única piscina simples, de mais de 60 anos atrás, com água quente jorrando da boca de um leão, deu lugar a grandes e médios parques aquáticos, cercados de muitas requintadas opções de lazer.


O complexo ao contrário da rusticidade inicial da pousada, piscina e restaurante, atualmente combina natureza reflorestada e ajardinada, com edificações modernas, elegantes e amplos espaços temáticos, super originais de árvores e paisagismo.

Natureza Retomada - Conforme o empreendimento avançava em melhorias, a diretoria planejou e alterou o desenho do ambiente, com reflorestamento e uma nova estética para a estrutura de atendimento. Recompuseram as matas nativas, inclusive recorrendo a bancos de sementes de outras matas virgens. Também plantaram muitas araucárias, mais de um milhão de pés de Palmito Jussara e mais de trezentos mil pés de eucaliptos. 

  
Vistas do céu de Termas de Jurema

Hoje, toda a área do Resort que está reflorestada, forma uma bela paisagem e propiciou o retorno da fauna nativa, mantida solta e vista freqüentemente pelos hospedes e visitantes. Dentre as espécies mais conhecidas estão: lagartos, quatis, macacos, esquilos, pacas, capivaras, lontras, tatus, sabias, gralhas, bem-te-vis, saracuras, pombas do mato, garças e canarinhos-da-terra trazidos do Rio Grande do Sul. 


Até o momento foram catalogadas 127 espécies de animais silvestres, pássaros e aves que retornaram ao seu habitat onde são alimentados em comedouros e bebedouros espalhados estrategicamente por todo o parque, o que se tornou mais uma atração: ver as aves se alimentando. 
O mesmo cuidado, dos proprietários em terra, é dedicado a manutenção da água dos rios e lagos repovoados com peixes nativos e de várias outras espécies. 


Este cuidadoso paisagismo é  coordenado pela simpática diretora co-proprietária, Raquel Miguel, assessorada por profissionais especializados. 
“Eu gosto. Faço por prazer e cuidamos de todas as áreas. São espaços onde as pessoas passeiam, vivenciam, interagem com a natureza e podem observar os animais soltos. Arquitetamos um plano de negócios com a natureza que deu muito certo e quem ganha são nossos hospedes e visitantes”, comenta.

Ecologia Aplicada - No Termas de Jurema, os funcionários em sua maioria são naturais da localidade onde o resort está inserido, oriundos da área rural de Iretama. Pela ligação que têm com o empreendimento, são bem conscientes sobre a importância da proteção e do controle ambiental. Com esta atenção toda não há pernilongos, mosquitos e nem borrachudos. O atendimento dispensado por essas pessoas simples, e especial e altamente treinado para agradar a todos os gostos e pedidos dos hospedes.

 
Hotel Termas de Jurema - Iretama - PR
próximo a Campo Mourão na BR-458

Lixo é adubo - Na filosofia dos diretores é imprescindível que o complexo hoteleiro seja altamente sustentável e isto tem muitos investimentos no eco-resorts, um dos poucos no país. O amplo controle ambiental começa internamente, com coleta seletiva de lixo e se estende para uma área de cinco quilômetros nas redondezas. Depois de coletado e separado, o lixo reciclável é embalado em local apropriado e segue para reciclagem e reaproveitamento industrial. É feita ainda a compostagem do material orgânico.  Além disso, o Hotel tem um sistema próprio de esgoto que trata de forma exemplar os dejetos. Estas iniciativas fazem de Termas de Jurema a única empresa brasileira do setor com a prática do lixo zero. Reforçando suas ações de sustentabilidade, o Hotel não usa gás, nem eletricidade ou lenha para aquecimento da água dos apartamentos. Ela vem diretamente do subsolo, circulando com isolamento térmico em todos os blocos de apartamentos a 42 graus de temperatura.

Zelo e Carinho - Aqui é repleto de novidades onde os hóspedes encontram acolhimento diferenciado e experiências inesquecíveis. Na estância anexa são produzidos 100% dos laticínios e derivados de carne suína. “Além de saudável, esta forma de produção sustentável  elimina transporte, embalagens e refrigeração, colaborando assim, mais uma vez com o meio ambiente e proporcionando atrações únicas para os que vêm das áreas urbanas em busca de contato com o campo, seja em passeios pela granja onde são criados os porcos ou na ordenha das vacas no curral, e cavalgadas  mansas”, ressalta Raquel.

Lazer - O parque aquático tem várias piscinas de água quente permanente em diversos modelos opcionais. Tem uma exclusiva para crianças, duas cobertas e mais oito piscinas, sendo uma abastecida com água menos quente aos que desejam se refrescar. Durante o dia, algumas delas são palco de atividades e brincadeiras, como aulas de hidroginástica e biribol. Essas atividades fazem parte da programação comandada pela equipe de recreação do local. Há atividades de lazer para todas as idades, mas os pequenos ganham atenção especial. O pessoal da recreação organiza caminhadas pelas trilhas, passeio pelas cachoeiras intercaladas de brincadeiras lúdicas em contato direto com o ar puro da natureza.



 
Arborismo em Termas de Jurema

Para os desafios mais radicais tem: arborismo, tirolesa, lago para pesca, pedalinhos, quadras poliesportivas, campo de futebol, passeio a cavalo, cinema, salão de jogos e a Casa da Criança, um espaço exclusivo com brinquedos para bebês de até 4 anos. 
E, para facilitar a vida das mães no preparo de leite e papinhas das crianças, o resort conta com a Casa da Mamadeira, aberta 24 horas.

Aproveitamento - À beira da água, há dois bares 'molhados'. Um aberto 24 horas e outro só durante o dia servindo drinques, petiscos e sorvetes. Além disso, o resort possui um circuito termal, com hidromassagem, ofurô e Caminho dos Sentidos que nada mais é que um leito estreito de água em fundo com pedregulhos para massagear os pés. Faz sucesso também o banho de lama, que propicia sensação de bem-estar e tratamento rejuvenescedor. O produto natural hidrata, diminui rugas e deixa a pele aveludada. 


Complexo - A estrutura completa compreende, além do parque aquático,  circuito de relaxamento, Spa e Boutique Jurema, centro de eventos, espaços e equipamentos para a prática das mais variadas modalidades esportivas, atividades físicas, lazer e eventos empresariais de negócios


 
Termas de Jurema tem teatro e espaço para convenções

Foi construído um teatro próprio, que tem uma vasta programação noturna com shows, danças e músicas, cinema, roda de viola e violão.

Qualidade antes de tudo - Reconhecido pela qualidade de sua gastronomia, o Termas de Jurema diferencia-se por oferecer ao hóspede, incluso nas diárias, o regime de refeição e pensão completa. Produção de alimentos: laticínios, carne suína e seus derivados, frangos e hortaliças oferecidos no restaurante são todos produzidos na própria fazenda, sem o uso de produtos químicos agressivos à saúde e à natureza.


Quitutes e Restaurante do Termas de Jurema

A produção de alimentos na própria fazenda também favorece a economia de recursos uma vez que não são necessários o transporte e armazenagem por longos período e nem utilização de embalagens para acondicionamento. 
Inspirado pelas qualidades terapêuticas e medicinais das águas termais e da lama negra emergentes no resort, o Spa Jurema oferece em um ambiente especialmente planejado, serviços de alta qualidade desenvolvidos para o cuidado com a saúde, beleza e relaxamento, por profissionais especialmente treinados. 

A história desse icônico empreendimento, localizado em Iretama, bem pertinho de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná começa com a descoberta de águas termais a 42°C e lama negra. Depois, com a realização de um sonho do madeireiro e descobridor desse belíssimo local, Delcides Constantino Miguel, que homenageia a paixão de sua vida, dando o nome da sua companheira amada Jurema, ao empreendimento. Assim nasceu as Termas de Jurema, hoje reconhecido como um dos melhores hotéis do gênero, do país.

A descoberta das fontes aconteceu na década de 40 no leito do Rio Formoso, mas somente nos anos 60,  após rigorosas análises do Departamento Nacional de Proteção Mineral, aconteceu  o reconhecimento destas, entre as águas nacionais, com maior quantidade de sais minerais benéficos à saúde. As águas quentes que brotam de suas fontes, inclusive no leito do rio, têm efeitos relaxantes: diminui a tensão e a insônia, além de ser hidratante e desintoxicante.
Classificada como mineral hiper termal, jorra do subsolo à temperatura de 42°C, exalando um odor característico de enxofre que desaparece rapidamente na água corrente e resfriada moderadamente.

 
Lama vulcânica medicinal em Termas de Jurema

Poder de cura - De origem vulcânica a lama acumulou sais minerais do sub solo, depositados na superfície, por muitos anos, pelo empuxo da água quente. A textura lamacenta tem propriedades benéficas à pele e, por isso, é considerada medicinal, em especial no combate a dermatoses de origem fúngica ou bacteriana. Além disso, promove uma excelente limpeza de pele, graças à sua ação esfoliante e revitalizadora. A pessoa sente uma sensação de rejuvenescimento.

Agito o dia inteiro - Com estrutura completa, o complexo do Termas de Jurema compreende um parque aquático com quatro amplas piscinas termais e frias, cobertas ou ao ar livre, dois bares molhados, ofurô, Spa aquático, Circuito de Relaxamento,  salas de ginástica e outras atividades de lazer orientadas por uma equipe de profissionais.
São muitas as opções para as crianças, os adultos e até para os mais maduros. Uma intensa programação de atividades, direcionadas conforme a faixa etária,  é oferecida diariamente e garante diversão o dia todo, com brincadeiras e passeios a pé, a cavalo ou em charretes. Dispõe de um ginásio poliesportivo, lagos para pesca, tirolesa, cancha de bocha, quadra de esportes... são tantas atividades que é impossível ficar parado ou enumerá-las todas.

Corpo sadio - Num lugar onde o diferencial é a qualidade e as propriedades das águas quentes o Spa Jurema oferece o que há de mais moderno em matéria de equipamentos e serviços. Instalado num ambiente planejado especialmente para proporcionar todo conforto, tranqüilidade e serviços desenvolvidos para o cuidado com a saúde, beleza e relaxamento.

As opções de massagens são diversas e vale destacar a massagem com turmalinas negras aquecidas, uma exclusividade do Hotel. Nas várias salas privativas para banhos, com decoração caprichada e romântica, uma é a do o banho de vinho, ideal para um momento a dois. Salão de beleza, estética, sala de ginástica, boutique: são tantas opções que com certeza valem um dia todo de cuidados.

Relaxamento - Localizado próximo ao Spa, esse espaço foi concebido para oferecer momentos de relaxamento e reflexão. Tem o Caminho dos Sentidos, um estreito leito de água que corre sobre pequenos seixos lisos, sem pontas, que massageiam os pés; tem o banho de lama negra, logo ali; depois uma ducha ou um banho num dos diversos ofurôs estrategicamente instalados à beira do rio Formoso.

Acomodações - O Hotel Jurema conta também, com acomodação para pessoas com limitações físicas. Conforto e espaço também não faltam: todos têm decoração moderna e oferecem ar-condicionado, frigobar, TV a cabo, telefone e cofre de segurança de valores. Além disso, até as torneiras são abastecidas com água mineral termal, não faltando as de água fria opcionais.

Responsabilidade - A preocupação com o meio ambiente fez nascer um conjunto de ações envolvendo colaboradores e comunidade na implantação de um programa que abrange conscientização e atitude, com destaque para:  criação de sistema de tratamento de esgoto, onde a água volta à natureza limpa e dentro dos melhores padrões de qualidade;  recomposição da mata ciliar com plantio de árvores e repovoamento dos rios; estação de tratamento com separação, prensagem e transporte do material separado e entregue para reciclagem dando um destino correto e sustentável para cada tipo de resíduo; transformação dos restos de origem orgânica em composto no próprio hotel para adubar a horta e o pomar.

Pratas da casa - A participação dos colaboradores nessas iniciativas acabou por envolver as famílias e os moradores da região, que participam ativamente dos processos de reciclagem gerando menos lixo e mais aproveitamento dos recursos da terra. Por estas e outras razões o Hotel de Jurema é reconhecido e recebeu o Selo Verde de Sustentabilidade Social.

Gastronomia - Reconhecido pela qualidade de sua gastronomia, o Termas de Jurema oferece, ao hóspede, o regime de pensão completa. Difícil é manter qualquer dieta num resort onde são oferecidos três banquetes diários. Com uma seleção de pratos uma equipe de 137 pessoas prepara diariamente tudo o que é consumido no hotel. Os laticínios, pães, embutidos e hortaliças saem de sua cozinha depois de uma alquimia que transforma mesmo elementos simples em verdadeiras delícias. A cada refeição, uma experiência diferente e que atende ao paladar de todos, pois são dezenas de opções oferecidas.


As Garças - Diariamente, no final da tarde, a natureza proporciona um verdadeiro espetáculo, com sobrevoo e pouso de centenas de garças, vindas de todas as partes. Lentamente chegam e se agrupam nas copas das árvores à beira da lagoa de peixes, onde se pode pescar e solicitar seu preparo. O som emitido pelas aves cria a sensação de que elas conversam e, conforme escurece elas silenciam e ao amanhecer saem em revoada, em novo espetáculo maravilhoso. 

 
Um espetáculo imperdível é a revoada das garças que acontece às 18 horas, 
cobrindo de branco boa parte das árvores em torno dos lagos próximos ao Hotel. 
.
À noite, o agito continua - Atividades não faltam, mesmo à noite, no Termas de Jurema. Um teatro próprio oferece shows com temas variados, que vão dos musicais a temáticos ou talk shows, entretendo adultos e crianças. O interessante nessa programação é que os artistas são os próprios funcionários, 24 pessoas no total, que passam por ensaios comandados por um profissional em coreografia. Para os mais festeiros, uma danceteria, uma roda de viola e um bar aberto 24 horas completam as opções noturnas.

Investimentos não param - Em fase final de construção, o novo empreendimento da família Constantino Miguel, visionário fundador do Termas de Jurema, será inaugurado em meados de 2019: Jardins de Jurema Convention Center. O complexo está sendo implantado numa área próxima ao resort e contará com 205 novos apartamentos de categoria superior, restaurante à la carte, além do buffet, piscinas, Spa, teatro e seis salas de convenção com capacidade para até mil pessoas.
Termas de Jurema é uma história de trabalho e competente administração, uma potência que orgulha a região. Desponta no cenário turístico com sucesso garantido.

 
Sergio e Raquel Miguel

Termas Jurema Jardins

Jardins de Jurema Convention & Termas Resort. Esse é nome do novo hotel do grupo Jurema Águas Quentes. 
A inauguração será em agosto e já é possível fazer reservas. Ficará ao lado do atual, também em Iretama
São 114 novos apartamentos (primeira fase);
centro de convenções para 1.036 pessoas;
10 salas de eventos;
dois restaurantes e complexo com 3.000 m2 de piscinas. 


 

Lenda da Índia Jurema 

O Sol girou mais uma vez em volta da Terra e, enquanto os raios da manhã tocaram na sua fronte para despertá-la, ouviu-se um grito que ecoou pela imensa floresta:
- Souuu Juuureema!!
Seu grito foi ouvido à distância. Pulou do galho mais alto da árvore gigante... esbelta, braços abertos, pareceu voar por entre os pássaros e mergulhou no rio de água limpa e profunda... mais adiante emergiu, nadou e os botos cor de rosa, que entendiam seu canto, a acompanharam até a margem mais distante.
Cabocla, filha valente de Tupinambá, adotada pelo mundo, foi encontrada aos pés do arbusto da planta encantada que lhe deu o nome;  cresceu forte, bonita, como a formosura da noite e a beleza do dia.
Corajosa, a cabocla tornou-se a primeira guerreira mulher da tribo, pois a sua força, agilidade, manejo das armas e da ciência da mata, se tornara uma lenda por toda parte. Contadores de estórias, aos pés da fogueira, falavam da índia de pena dourada, que era a própria Mãe Divina encarnada. 
Nada causava medo na Cabocla, ate que um dia ela encontrou seu maior adversário: o Amor.
Jurema se apaixonou por um príncipe-cacique chamado Huascar, de uma tribo inimiga chamada Filhos do Sol, que fora preso numa batalha pelo seu próprio irmão Ataualpa.
Os dias se passaram e o amor aumentava, pois o pior de amar não é amar sozinho e sim amar sem retorno. Tudo em prol do amor é o que ambos queriam.

Pelo olhar, Huascar dizia:

"Oh doce Cabocla
meu doce de cambucá
minha flor cheirosa de alfazema
tem pena deste caboclo
o que eu te peço é tão pouco.
Minha linda Cabocla Jurema
tem pena desse sofredor
que o mal destino condenou.
Me liberta dessa algema
me tira desse dilema
minha linda Cabocla Jurema"


Jurema que aprendera a resistir ao canto do boto, ao veneno da cascavel e da aranha armadeira; que já resistira bravamente a centenas de emboscadas: que, à distância, sentia o cheiro de ciladas, não conseguiu resistir ao Amor que fluía do seu peito por aquele guerreiro. 
Observando seu  Caboclo preso, ela viu nos olhos dele, as mil vidas que eles passariam juntos... viu seus filhos, o amor que os unia além da carne e percebeu que não foi por acaso que ele fora o único caboclo capturado vivo e decidiu libertá-lo, mesmo sabendo que seria expulsa da sua tribo.
Na fuga, seu próprio povo a perseguiu, e em meio a chuva de flechas voando na direção do caboclo fugitivo, foi Jurema quem caiu, salvando o seu amado e recebendo a ponta da morte que era pra ele, no seu próprio peito.
Conta a Lenda, que Huascar voltou a Terra do Sol e fundou um império nas montanhas andinas e mandou erguer um templo chamado Matchu Pitchu em homenagem a Jurema, onde, só as mulheres da tribo habitariam e lá aprenderiam a ser guerreiras como a mulher que amou e salvou sua vida. 
No lugar onde Jurema caiu morta, nasceu uma planta robusta e muito resistente, que dá flor o ano inteiro. O formato exótico e o tom amarelo-alaranjado intenso da sua grande flor chamou atenção de todas as tribos, pois tudo dessa planta pode ser utilizado, desde as sementes até as flores que estão sempre viradas a contemplar o astro-rei, conhecida por Girassol. 



"Moça bonita é a Cabocla Jurema.
Ela vem como um girassol
e a coroa dela brilha como o Sol.
Ela é, do amanhecer, a luz suprema
Tem os seus lindos sonhos de arreból
e a coroa da Jurema é igual um Girassol”

Imagem relacionada

..

Galeria
Imagem relacionada 
 Recepção

 Jardins da Pousada

 
Pousada

 Lago piscoso


Capela Ecumênica

 Hidromassagem aquática

 
Amplo Restaurante 

 
Hora do drink - Bar Molhado morno

Capela em Termas de Jurema

3 comentários:

  1. Sérgio Sebastião Miguel porém minha cliente escorregou neste hotel em 2018 pelo fato das piscintonas serem escorregadias e sem antiderrapante e mesmo tendo seguro, o patrono teve a gentileza de fazer uma proposta para mesma. O processo será redistribuido agora com novas provas já não houve por parte do hotel qualquer ressarcimento. Agora se houver elegancia e ética do hotel aguardamos contato.21970006313

    ResponderExcluir
  2. Hotel é sensacional, escorregar e cair na beira de piscina pode acontecer em qualquer lugar! Mas sempre tem aqueles oportunistas que querem levar vantagem em tudo! Hotel tá mais que certo em se defender!

    ResponderExcluir
  3. Lendo a reportagem tive uma volta no tempo, nasci aí do outro lado do rio em 1969 em seguida fui criado em água fria até 1978,passei os primeiros anos da minha infância aí nas piscinas naturais, de 78 até os dias atuais nunca mais retornei...espero um dia conseguir ir visitar!

    ResponderExcluir