Rio Ivaí imagem de satélite
O Estado do Paraná possui 16 bacias
hidrográficas: Bacia Litorânea, Bacia do Ribeira, Bacia do Cinzas,
Bacia do Iguaçu, Bacias do Paraná 1, 2 e 3, Bacia do Tibagi, Bacia do Ivaí,
Bacia do Piquiri, Bacia do Pirapó, Bacia do Itararé, Bacias do Paranapanema 1,
2, 3 e 4.
O rio Ivaí nasce em Prudentópolis, resultado da fusão das águas
dos rios: São João e dos Patos
(25°1'13.50"S - 50°58'25.88"W) de onde segue noroeste, por cerca de 685 quilômetros, até desaguar no grande rio
Paraná, entremeio as cidades de Icaraíma (Porto Camargo) e Querência
do Norte na divisa com Mato Grosso do Sul.
Sua bacia tem área de 36.662 km². É eminentemente paranaense e
corre em sentido inverso, a exemplo do Piquiri e Iguaçu, que não deságuam no
Atlântico, mas sim no 'Paranazão'.
O rio Ivaí é o maior rio totalmente paranaense já que o rio
Iguaçu banha também trechos do estado de SC e o Paranapanema nasce no estado de
SP e serve de limite entre os estados do Paraná e de São Paulo até a sua Foz no
Rio Paraná, banhando, portanto dois estados.
O Ivaí se destaca dos demais grandes
rios paranaenses pela sua principal característica que é a cor da suas águas que, na
maior parte do ano, apresentam-se é amarronzadas ou ocre-avermelhadas. Por isso a confluência de suas águas
com as do rio Paraná exibe o fenômeno de instabilidade hidrodinâmica, com a formação
de vórtices de cores
diferentes, semelhantes aos observados na junção dos rios Negro e Solimões na formação do rio Amazonas, fenômeno popularmente
conhecido como o encontro das águas.
O Ivaí, historicamente, é um dos rios mais importantes do desenvolvimento do Estado do Paraná e do Brasil.
Nas pós-descobertas da América do Sul e do Brasil, várias missões religiosas,
reduções jesuíticas e vilas espanholas surgiram na região dentro dos limites da
Província Del Guairá, pertencente ao Paraguai - capital Assunção, quase todas elas às
margens da calha do Ivaí, na época, importante via hidrográfica, preferida dos castelhanos.
Ubah
Seu nome é de origem linguística guarani. Ubah: cana brava,
que viceja em banhados e brejos. I em guarani é água (rio). Daí a junção Ubahi
Em 1570 (maio) surgiu a primeira povoação mais próxima a Campo
Mourão. Trata-se da Villa Rica del Espirictu Sanctu, fundação espanhola, a 60
léguas da Ciudad Real (Guaíra), à margem esquerda do rio Ivaí, nos Campos de
Coaracyberá (região próxima a Ivatuba, Ivailândia e Campo Mourão) fundada por Ruy Diaz de
Melgarejo.
Em 1575, Ruy Dias de Gusmán,
transferiu Vila Rica do Espírito Santo até a foz do rio Corumbataí,
confluência com o Ivaí, proximidades de Fênix – PR, face os constantes
ataques à primeira fortaleza de madeira, ordenados pelo cacique Coaracyberá (coaracy/sol, berá/brilhante) .
1957 - Balsa do Porto Ubá
Entre os anos de 1940 a meados de 1960 o caudaloso e piscoso Ivaí tinha
vários portos com frágeis balsas de transposição de pessoas e
veículos por sobre seu leito largo e profundo, Os principais eram: Porto Fênix,
Porto Bananeira e Porto Figueira, estes localizados acima do Porto Metrópole que ligava
Campo Mourão à Floresta e Maringá nos anos 50/60 e, outros tantos rio abaixo.
1955 Balsa Hilda - Porto Metrópole
“Meu pai tinha um
restaurante por ali e comecei trabalhar com balsa e pesca aos 17 anos.” (depoimento de
Jurandir Zerede, 78, de família pioneira na região do Rio Ivaí). "Nosso comércio (restaurante) foi comprado por um primo meu e funciona ao lado da rodovia, em Floresta. Na fachada tem uma pintura bem grande copiada de uma foto da época das balsas e botes de travessia", recorda Jurandir.
Bote feito de tronco de árvore - transporte e desembarque
"As pontes sobre o Ivaí
começaram a ser construídas por volta de 1955." - recorda Jurandir. "Até então a travessia era pelos lajeados, nas passagens rasas das corredeiras. Foram muito úteis na passagem de tropas, boiadas e porcadas que eram tocadas a pé, e vendidas em Apucarana. Quando o rio enchia não passava nada. Tinha que acampar e esperar baixar o nível da água."
"A primeira ponte era toda de madeira, no Porto Metrópole, que veio em substituição a Balsa Hilda. Esta ponte, do primeiro mandato do Lupion, rodou, levada por forte enchente logo após concluída. A balsa voltou a operar até que a primeira ponte de concreto veio logo após, aberta ao tráfego em 1956 e inaugurada em 1957, e que resiste até hoje, mesmo nas grandes cheias que cobrem tudo de galhadas e barro" explicou o pescador Jurandir.
"A primeira ponte era toda de madeira, no Porto Metrópole, que veio em substituição a Balsa Hilda. Esta ponte, do primeiro mandato do Lupion, rodou, levada por forte enchente logo após concluída. A balsa voltou a operar até que a primeira ponte de concreto veio logo após, aberta ao tráfego em 1956 e inaugurada em 1957, e que resiste até hoje, mesmo nas grandes cheias que cobrem tudo de galhadas e barro" explicou o pescador Jurandir.
Em pé: Armando Queiros, Ligia Maria Picolli Ferreira, Márcia Queiros, Marieta Giani e Odethe Schen. Sentados: Armando Queiros Jr., Ubirajara Giani, Margareth Giani, Maria C. Queiros e Luiz P. Schen - Mourãoenses na inauguração da primeira ponte - 1957
Com 33 metros de altura a ponte nova tem
280 metros de extensão e 12 de largura.
Mais recentemente, com a duplicação da rodovia
Campo Mourão/Maringá, fez-se necessária uma segunda ponte iniciada em 2016 e
concluída pela Viapar, em meados de 2018, empresa responsável pela arrecadação
do pedágio no importante trecho de aproximadamente 100 km entre estas duas cidades.
Galeria de Fotos do Rio Ivaí
Balsa - lanchão - metálica abandonada
Antes de embarcar na balsa:
Desçam. O caminhão vai vazio, só com o motorista.
A frente do bote era presa em uma corda
como medida de segurança caso virasse
Porto das canoas
Bote perdido na correnteza
Porto Ubah
Balsa do Porto Bananeira
Nas cheias a galhada e o barro entulhavam a ponte
A primeira ponte
Dupla cheia do Ivaí
Encontro das águas do Ivaí e Paraná
Fim do Ivaí em Dr Camargo
Dia de chuva, Ivaí cheio, pista lisa
Ivaí entre Manoel Ribas e Cândido de Abreu
Lajeado do Ivaí por onde se passava a pé
próximo à Floresta
Afluente do Ivaí - cadê a ponte?
O Ivaí passa por Fênix próximo à Vila Rica.
Aqui a Volta Grande, antigo Porto de Areia
Passagem margem à margem em tempo de seca
Trecho entre São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí
Detalhes da construção da Ponte 2
Rio Ivaí Campo Mourão Maringá
A Ponte 2 no Ivaí pronta - Campo Mourão Maringá
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