24/11/2017

Casemiro Biaico primeiro funcionário de Campo Mourão

 
Casemiro o primeiro secretário da prefeitura de Campo Mourão  

Casemiro Biaico nasceu dia 15 de junho de 1917, em Prudentopólis (PR). Filho de Gregório e Leonor Biaico. Era casado com Eloina Silvério, conhecida por "Dona Lula".

Mudou-se para Campo Mourão a convite do prefeito Pedro Viriato de Souza Filho a fim de organizar, burocraticamente, o Município quando da sua instalação em 1947.

Até construir sua residência, a primeira em alvenaria, na Rua São Paulo, em frente da Alfaiataria Santo Antonio de Estefano Domanski, dormia no sótão da prefeitura/escola, em frente à praça Getúlio Vargas. A casa que construiu chamava a atenção na cidade e muita gente vinha de longe ver de perto a 'casa de concreto', pois era novidade. Essa morada ainda existe no mesmo local em que foi edificada e funciona como escritório do Antonio Fabri.


Resultado de imagem para tratorista black white
Piada - "O seu Damião, de Curitiba, era tratorista da prefeitura de Campo Mourão e se hospedava com nossa família", narra  Adelaide Teodoro. "Certo dia o seu Casemiro estava nos visitando, todos sentados no alpendre,  e se   gabou da casa de tijolos que estava quase pronta. Perguntou ao Damião se já tinha visto e o que achava da obra... e coisa e coisa? -O operador de máquinas - muito brincalhão - respondeu: Sinceramente Casemiro? Olha, lá em Curitiba, no Prado, tem baias dos cavalos de corrida, bem melhores que tua casa!! -Seu Biaico largou até o cafezinho que estava tomando, fechou a cara e saiu pisando duro rua Brasil acima", concluiu Adelaide. 
A Família de Joaquim Teodoro morava no fim da rua Brasil esquina com av, Afonso Botelho, na saída de Campo Mourão>Barreiro das Frutas.

Além de assessorar o Prefeito, Biaico também foi Secretário Executivo, da Fazenda (tesoureiro), de Planejamento, de Obras e Chefe de Gabinete. Dono de uma bela caligrafia e de um bom português,  registrou atas das primeiras reuniões e redigia todos  expedientes do Poder Legislativo durante a primeira legislatura, manualmente. Era secretário municipal único e polivalente. Guardava o dinheiro que a tesouraria do município arrecadava consigo, visto que não existia agência bancária em Campo Mourão e nem cofre na Prefeitura.

Devido às dificuldades financeiras do recém criado Município nos seus primeiros anos de emancipação, Biaico deixou o cargo com um saldo a seu favor no valor de Cr$ 94.415,00 (noventa e quatro mil, quatrocentos e quinze cruzeiros), equivalente a R$ 44.933,36, atualizado pelo IGP/DI da Fundação Getúlio Vargas em outubro de 2005. Lançou mão de suas economias a fim de atender despesas urgentes e inadiáveis, por serviços prestados ao Município, por terceiros. 

O saldo deixado por Biaico justificava-se "...no intuito de resguardar o bom nome dessa Prefeitura e no interesse  de atender aos seus credores, cujos créditos estavam representados em vencimentos e serviços prestados por pessoas, cujo recebimento se fazia urgente em face de serem necessitados, não mediu sacrifícios para atender com seu próprio dinheiro tais compromissos".
Chegou a requerer a devolução dos valores por ele colocados na Prefeitura, em 18 de agosto de 1952, porém, em 3 de novembro de 1956 foi-lhe negado o direito à restituição.

Deixou as funções administrativas em 4 de dezembro de 1951, quando do término do mandato do vereador e  prefeito Joaquim Teodoro de Oliveira. 

Foi membro do Grêmio Esportivo Operário e vigoroso beque (zagueiro) do time de futebol. Formava  dupla de ‘beques’ com o não menos raçudo Avelino Piacentini ou com seu Domingos do Ponto Chic.

Ele usualmente no final de suas colocações verbais não falava etc e etc... dizia: e coisa... e coisa !!
"Você ainda deve aqui na prefeitura... e coisa e coisa. Teremos que acertar se não vem multas, e... coisa e coisa 

Faleceu com 76 anos, em 1993 e seu nome é lembrado pela Praça Casemiro Biaico, no Jardim Paulista - Campo Mourão - PR.

PosteridadeO livro (manuscritos) que contém as atas da primeira legislatura da Câmara de Campo Mourão (1947-1951) foi escrito pelo único funcionário municipal, Casemiro Biaico, que prestava serviços aos dois poderes públicos e sua remuneração mensal era de um salário mínimo. 


Evolução do salário mínimo 18h (Foto: Editoria de Arte / G1)
Atualmente o livro está sob guarda do Departamento de Controle Legislativo e Arquivo Histórico. O raro exemplar que contém a ata da instalação da Câmara Municipal de Campo Mourão, datado de 5 de dezembro de 1947, foi 'tombado' como Patrimônio Histórico do Paraná pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural, sediado em Curitiba, em reunião realizada no dia 15 de setembro de 2009.

Immagine

Nenhum comentário:

Postar um comentário