13/11/2017

Dr Claudino homenageado em Campo Mourão

 
Francisquinha e Joca Claudino

Francisco Fernandes Claudino (Rildo), herdou o nome de sua mãe. Nasceu em Cajazeiras PB, dia 26 de maio de 1938.  Filho de Joca e Francisca Fernandes Claudino. Joca e Francisquinha tiveram 17 filhos: Antonio, Nicéa, Socorro, Lindalva, Valdecy, João, Valderi, Mônica, Raimunda Nonato, Lourdes, Lizeri, Francisco (Rildo), Iuná, Nairton, Ideth, Neudson e Iolani.


Dr. Claudino foi diplomado em Medicina, em 1963, pela Faculdade da Paraíba. Especializou-se em Cirurgia Geral na Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia e, em Ortopedia-Traumatologia, na Universidade de São Paulo, com especialização médica no Hospital das Clínicas. Dr. Claudino é agregado permanente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e membro da Sociedade Brasileira do Trauma, e da Sociedade Latino Americana de Ortopedia e Traumatologia.

Casou com a professora por vocação e administradora por opção, Lilian Achoa Claudino, a qual foi eleita a Empreendedora Destaque de 2016 a nível regional e reconhecida estadualmente, oportunidade em que foi alvo de várias homenagens, inclusive em Cascavel - PR. Desta união nasceram: Denise (psiquiatra), Pérsio (hemodinamicista e especialista em neuroradiologia vascular) e Cláudia (hotelaria).

Francisco Claudino, com sua esposa Lílian Achoa, chegou a Campo Mourão em janeiro de 1967. É o primeiro ortopedista da região. Iniciou atendimentos e trabalhos clínicos numa modesta casa na rua São Paulo (em frente da Sicoob).


Em 1975 ingressou - por concurso público - no Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social – INAMPS, classificado, por méritos, em segundo lugar. No mesmo ano iniciou atividade no antigo Pronto Socorro, atual e moderna Central Hospitalar - Center Clínicas, na avenida Manoel Mendes de Camargo, entre as esquinas das ruas Roberto Brzezinski e Devete de Paula Xavier propriedade, em regime familiar, administrada pela sua dinâmica esposa Lílian Achoa Claudino, apoiada por cerca de 90 funcionários que ela chama, carinhosamente, de “meus parceiros”. “Quando chegamos, era tudo difícil por aqui. A cidade evoluía e nós nos esforçamos para acompanharmos esse progresso, com muita luta. Enquanto meu marido cuidava dos pacientes, eu me dediquei aos ensinamentos às crianças, em escolas distantes do centro, mas com muita abnegação”, orgulha-se dona Lílian.

O mais recente e importante investimento da empresa hospitalar, segundo Dr. Claudino, “são ampliações da área física e incorporação dos modernos equipamentos de serviços de hemodinâmica cardiovascular, sistema pioneiro em nossa cidade e atendemos  todo Centro Oeste e Noroeste do Paraná, no novo Centro Cirúrgico para Cirurgia Cardíaca e Transplante de Órgãos, anexo à Central Hospitalar do Pronto Socorro", explicou a importante conquista regional. 

Ao completar 50 anos de residência e profícuas atividades em Campo Mourão, recebeu o honroso título de Cidadão Benemérito, em belíssima cerimônia que contou com mais de uma centena de convivas, autoridades e parentes do Piauí.
A sessão solene da Câmara de Vereadores, iniciada às 20hs, dia 8 de setembro de 2017, destinada especificamente à entrega do diploma a Francisco Fernandes Claudino, em agradável jantar, foi realizada nas dependências do Recanto do Criador, anexo ao Parque de Exposições de Campo Mourão.


 
Dr. Claudino recebe do presidente da Câmara, Edson Battilani
O título de Cidadão Benemérito de Campo Mourão 

Dentre os presentes, o senador Elmano Ferrer (Piauí), suplente de senador e irmão do homenageado; João Claudino (Piauí) e do ex-senador João Vicente Claudino (sobrinho do Dr. Claudino).
Coube aos vereadores Olivino Custódio de Oliveira e Miguel Batista Ribeiro conduzir Francisco Fernandes Claudino até a mesa principal. Após a execução do Hino Nacional e da leitura de um trecho bíblico, o Poder Legislativo Municipal prestou homenagens às autoridades vindas do Piauí. 


 
Luiz Carlos Kehl autor da homenagem, 
Dr. Claudino e o prefeito Tauillo Tezelli.

Na condição de autor do projeto de resolução que concedeu a honraria, o ex-vereador Luiz Carlos Kehl destacou a atuação do novo Cidadão Benemérito Mourãoense ao ressaltar “a sua dedicação e empreendedorismo em benefício da saúde do nosso povo”. 

O prefeito Tauillo Tezelli enfatizou que o homenageado radicou-se na cidade com cerca de 30 anos de idade e praticamente dedicou toda a sua vida a Campo Mourão. Também acentuou que enquanto muitos hospitais fecham portas, Dr. Claudino continua a ampliar o seu, sempre prestando relevantes serviços a toda a comunidade e finalizou: os mourãoenses e região têm muito a agradecer ao homenageado.
As autoridades e parentes do Piauí, em suas oratórias, disseram, com ênfase, da inusitada satisfação de participar da cerimônia. Revelaram-se surpresos com a grandeza de Campo Mourão e enalteceram Francisco Claudino e se referiam a ele como Dr. Rildo (apelido de infância), pela dedicação a medicina. Já o vereador professor Cícero Pereira de Souza prestou homenagem ao novo Cidadão Benemérito de Campo Mourão e aos visitantes, com declamação de um oportuno cordel nordestino.

Após receber o diploma de Cidadão Benemérito de Campo Mourão, das mãos do ex-vereador Luiz Carlos Kehl e do prefeito Tauillo Tezelli, Francisco Fernandes Claudino falou da sua vinda a Campo Mourão, das dificuldades enfrentadas nessas cinco décadas de atuação e a luta pela implantação da Central Hospitalar. Também agradeceu a honraria municipal e o grande apoio recebido dos profissionais de saúde. Destacou o trabalho dos funcionários, em especial o incentivo da família, “que sempre me auxiliou e é solidária comigo”.


 
Esposa e companheira, Lilian Achoa Claudino
 coordenou o evento com maestria


A histórica sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Edson Battilani, com a presença de 12 dos 13 edis e encerrada com o cantar do belíssimo Hino de Campo Mourão, que reproduzimos aqui.







Francisco Fernandes Claudino
 Comentários  no Facebook 

Alice Semtchuk Parabéns, título merecido.

Leila FortiniParabéns!!!

Antonio Cotrim - Campo Mourão é uma cidade constituída por um povo reconhecido e grato a todos aqueles que de alguma forma ou outra contribuíram com a cidade. Dr Claudino é um exemplo.

Drica Silva - Parabéns bens, merecido mesmo. Se não fosse ele, na maioria das vezes muitos estavam perdidos

Fatima Albuquerque de Araujo - Parabéns ao Dr. Claudino e família. Homenagem muito justa.

Gilmar da Frical - Parabéns

Mari Prado Merecido!

Dora Tonolo - Mais que merecido. Sempre que precisei era ele que estava pronto a ajudar . Parabéns Dr . Claudino ! Que Deus o abençoe sempre.

Joani TeixeiraParabéns e vamos em frente. Outras homenagens  virão.

Brisa Brisola - Eu sempre fui bem atendida por ele quando precisei.
Embora não more mais ai, penso que ele fez sempre por merecer ser homenageado.

Adalgisa Terezinha OliveiraParabéns Dr. Claudino , excelente profissional, muito competente e muito educado!

Neiriah Quennehen - Só tenho a agradecer cuidou do meu pai! Cuidou da minha vovó e cuidou da minha mãe quando ela foi atropelada recentemente em CAMPO MOURAO!
SÓ TENHO QUE AGRADECER DR. FRANCISCO FERNANDES CLAUDINO!

Tânia Maria Ferraz Quintino - Admiro demais Dr Claudino. Parabéns. Muito mais que merecido este título a ele concedido.

Emerson Abel Garcia Dr Claudino. Respeito e admiração por esta pessoa.

Adoniran Antunes de Oliveira Ele é merecedor.

Mario Feldmann Você Merece. Parabéns.

Mario Telmo Ferri Alessi Sempre batalhou pela Saúde em Campo Mourão

Joani Teixeira Homenagem merecida, parabéns e vamos para a próxima no Piaui, sua terra natal.

Paulo Santana Mais do que merecido, esta homenagem, DR CLAUDINO,

Jorge Gomes Parabéns

Brisa Brisola Parabéns Dr Claudino, brm merecido.das vezes q precisei o sr. me foi bom e profissional. .

Vanda Silva Parabéns doutor Deus te abençoe sempre

Denise Brzezinski Muito orgulho desta família !parabéns

Patricia Deitos Merecidissima!!!!

Onice Schlott Muito merecido....Parabéns Doutor. 


 
Pioneiro da Ortopedia em Campo Mourão

 
1989 - Dr Francisco Claudino com seus pais e irmandade 
quando o patriarca Joca Claudino comemorou 90 anos.
Dr Claudino é o segundo à esquerda do seu pai.
de perfil, camisa e tênis brancos.

 
O menino Rildo, de Cajazeiras - PB
é o Dr Francisco Fernandes Claudino, de Campo Mourão - PR


Imagem relacionada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário