11/06/2017

A Fonte do Peaberu Existe

   

Onde? - Localizadas entre a Vila Pirajussara e o bairro do Butantã, a cerca de 30 km do centro da capital paulista, na região do Morro do Querosene (Mata Atlântica), num parque com a extensão de, aproximadamente, 40.000 metros, encontramos três nascentes de água pura e cristalina, uma delas conhecida por Fonte do Peaberu, na cabeceira do Rio Pirajussara Mirim, derradeiro afluente do Rio Pajuçara, que deságua no Rio Pinheiros. A área tem grande declive desde a baixa Corifeu, quase ao nível do Rio Pinheiros, até o alto do Morro do Querosene, por onde observamos muros antigos de pedras sobrepostas sem aplicação de argamassa.

Parada - A Fonte do Peaberu era um ponto de convergência de várias trilhas primitivas abertas pelos nativos pré-cabralinos. Estas trilhas eram parte da enorme malha de caminhos conhecida por Peaberu, que iam e vinham em direções de Mato Grosso, Paraná, São Vicente, M’Boi/Santo Amaro e Campinas. O mesmo local foi pousada de bandeirantes, parada de tropeiros e trincheira das tropas sulistas na Revolução de 32.

Curiosidade - O tipo de pedras utilizadas nos muros ali construídos, datam de uma época bem antiga, o que confirma que o Peaberu surgiu a milhares de anos. Outro detalhe, ali localizado, é o tipo de banheira de azulejos que recebe a água da Fonte do Peaberu. Revela que o local era destinado a banho, diferente da Água da Bica, fonte a cerca de 300 metros uma da outra. Esta fonte, até por volta de 1970, servia para matar a sede dos viajantes e moradores da região.

Cultura e Lazer  O Morro do Querosene é lugar onde acontecem inúmeras importantes manifestações culturais brasileiras (capoeira, bumba-meu-boi, samba-de-roda, tambor-de-crioula, grafites, poesia, música, cinema, teatro, escultura, pintura, bordados, jardinagem, culinária)

Abandono - Acima da Fonte do Peaberu vemos muito lixo e esgoto de vizinhos à Chácara que há muito tempo vem sendo jogado sobre o terreno. Por este descaso esperava-se que a água estivesse contaminada. Mas o terreno é rochoso (Butantã na língua tupi significa terra dura) e  a água que brota na Fonte do Peaberu vem do fundo da Terra. Não é água de origem pluvial (mesmo em épocas de seca, brota com a mesma vazão) e a rocha a protege da contaminação do lixo e do esgoto ali jogado.

 
Pedras milenares na Fonte do Peaberu - SP

Água Pura - Quem já provou desta água, afirma que ela é fresca e rica em minerais. É água de excelente qualidade que bem poderia merecer atenção especial, a quem de direito, pelo seu alto valor natural e histórico.

 

Vale a pena visitar e conhecer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário