03/05/2017

Lílian Achoa Orgulha Campo Mourão



 

 
Lilian Achoa Claudino de Campo Mourão, penúltima à direita
entre as Mulheres Empreendedoras do Paraná


Filha de Jorge e Rosa Achoa é a terceira nascida do casal, irmã de Omar, Fauzi e Jorge Fº. Lílian é paulista, nascida em 2 de agosto de 1947 e ali formou-se professora, onde lecionou até  1970 quando contraiu núpcias com o médico ortopedista, Francisco Fernandes Claudino. “No mesmo ano viemos residir em Campo Mourão, cidade que me era totalmente desconhecida. Quando vi o pequeno porte do lugar, o calor abafado e a poeira que encardia tudo, pensei que não iria me dar bem aqui, mas em pouco tempo, pela hospitalidade desta gente que nos recebeu tão bem, peguei amor por tudo daqui e me dediquei a ajudar dentro do possível que podia e, ainda posso”, conta feliz.
Professora - “Enquanto meu marido medicava, eu lecionava em escolas públicas (Usina Mourão e Jardim Gutierrez) afastadas do centro, e retomei meus estudos”, explica. Concluiu o curso de Pedagogia e posteriormente o de Administração de Empresa, ambos na Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão – Facilcam, hoje estadualizada (Fecilcam)”.
Filantropia - “Tenho muito carinho pelas pessoas carentes, que buscam melhorar suas vidas e me dediquei à elas na área de educação e assistência social, trabalho voluntário e com imensa vontade de ajudar”, revelou. 


Foi assim que Lílian, já em 1973, começou a atuar – sem remuneração – na administração da Clinica do Centro de Ortopedia, atual Central Hospitalar Center – Pronto Socorro de Campo Mourão, onde trabalha até hoje, com cerca de 160 pessoas, entre médicos, pessoal da enfermagem e de apoio, num clima de harmonia. “Nosso segredo deste sucesso empresarial, com nossos colaboradores, é o diálogo. Eu delego poderes, mas cobro resultados”, revelou. No setor de assistência social, presidiu e administrou a Santa Casa, sem remuneração. Na seqüência atuou, com a mesma disposição voluntariosa, no Hospital e Maternidade São José, do qual é sócia-proprietária.

Empresária - Proprietária do tradicional Hotel Santa Maria, no ponto mais central de Campo Mourão, administrou esta empresa, pessoalmente,  por cerca de 15 anos, atualmente terceirizada pela  Rede Harbor Inn (Santa Maria). Entre todas as atividades diretivas do Hospital, do Hotel, além de professora competente e mãe dedicada à educação de seus filhos, Lílian nunca deixou de trabalhar com afinco e dedicação na área de filantropia, na busca incessante da melhoria de vida das famílias dos bairros e vilas mais distantes do centro de Campo Mourão. Tanto é que foi presidente, por duas gestões, do Clube de Mães do Jardim Alvorada e Vila Urupês. Por iniciativa própria foi mantenedora do programa “Tarde Legal” à frente do qual esteve por mais de 10 anos. “Este programa de atividades sócio-educativas voltado às famílias de nossos funcionários, consiste em diversas atividades recreativas, dentre as quais: natação, artesanato, mostra de filmes, leituras e outras mais. Nas datas festivas e feriados significativos à nossa pátria, estado e município, fazemos comemorações cívicas. Nos intervalos das atividades distribuíamos lanches a todas pessoas presentes”, explica.
Campo Mourão - “Me orgulho de Campo Mourão por ter me adotado e ao meu marido ao qual agradeço pelo apoio que sempre me deu. Sou feliz por ter construído minha vida e constituído minha família, que amo muito, aqui. Meus filhos estão formados, bem situados em suas profissões e já me deram cinco netos maravilhosos”, conta sorrindo.
Os filhos – que orgulham Lílian e Francisco Claudino são: Denise (médica psiquiatra – SP) mãe de Felipe. Pérsio (médico hemo – Maringá) pai de Carolina e Cláudia (Hotelaria) casada com o engenheiro Paulo e mãe de Cauã, Liz e Lara.

Mudança - "Meu marido se estabeleceu em Campo Mourão, em 1967, inicialmente na rua São Paulo, em frente ao antigo Banestado. Foi médico pioneiro na especialidade ortopédica da cidade. Eu vim em 1970, logo após nosso casamento e nunca mais saímos daqui, porque acredito que aqui é o nosso lugar. Peço a Deus que nos dê saúde e força a fim de continuarmos nosso trabalho particular e filantrópico. Estou firme na ativa e espero seguir minha missão por muitos anos ainda, se Deus quiser!”, concluiu Lilian Achoa Claudino, eleita A Mulher Empreendedora Destaque – 2016 de Campo Mourão e da Região do Vale do Piquiri Ivaí.

Mulher Destaque – Lílian Achoa Claudino recebeu várias homenagens e prêmios, principalmente no último mês de março, nas cidades de Foz do Iguaçu e Campo Mourão, fato relevante registrado por toda a imprensa, o que é motivo de orgulho e exemplo de dinamismo, humildade e dedicação pessoal à Campo Mourão e à Microrregião-12 do estado do Paraná. Um exemplo de cidadania e brasilidade.


Em março de 2017, Lílian Achoa Claudino, em caravana de empresárias mourãoenses, recebeu o prêmio em Foz do Iguaçu - PR, durante belíssima cerimônia organizada pela Fecomércio. O honroso título foi concedido pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região, em reconhecimento ao trabalho empresarial da homenageada, bem como pelas suas ações filantrópicas, especialmente as dedicadas aos seus colaboradores na empresa que dirige, e aos seus familiares.

Galeria de Fotos de Lilian Achoa:


  
Lilian Achoa Claudino 
empresária de sucesso em Campo Mourão

 
Lilian Achoa Claudino
destaque empresarial em Campo Mourão
 
Lilian Achoa Claudino 
homenageada em Campo Mourão

 
Lilian Achoa Claudino
professora de Campo Mourão

 
Lilian Achoa Claudino
um exemplo de vida a favor da educação e do social

Lilian Achoa é uma pessoa que se destaca sem mídia, 
com seu jeito singelo, mas segura de si.

Lilian Achoa Claudino orgulha Campo Mourão

 
Lilian Achoa Claudino
administradora da Central Hospitalar de Campo Mourão
 
A elegante senhora Lilian Achoa Claudino de Campo Mourão

Registro - Outras seis empresárias de Campo Mourão já conquistaram o Prêmio Empreendedora Destaque: 2009 – Lídia Aparecida Cordeiro Fernandes; 2010 – Leila Maria Tonello da Luz; 2011- Margarete Grassi; 2012 – Iracema Tavares Daleffe; 2013 – Joana da Silva de Souza; 2014 – Micalina Lachowski Silveira – "Nina" e, em 2015 – Ivone França. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac - PR, Darci Piana: "o prêmio constitui-se no reconhecimento por todo o esforço e dedicação das homenageadas e também de todas as empresárias paranaenses".


Coments:

Maria De Lourdes Huber - Estudei com a filha dela, uma pessoa super humilde!

Carmem Fulgencio - Parabéns, ela merece. Campo Mourão e as mulheres se orgulham muito dela!

Salete Brito - Sra. Lilian é uma pessoa que se destaca sem mídia, sem exposições pessoais e mantém na discrição seu jeito singelo, mas segura de si. Admirável. Reconhecimento merecido! (aplausos)

Ivone Brito - Parabéns Lilian!!! Sei o quanto trabalha, com afinco e dedicação e não se preocupa em estar em evidência!!! Parabéns!!!

Terezinha Serathiuk Grande mulher. Querida e sempre ajudou os funcionários como me ajudou muito também. Sempre meiga com um sorriso. Tenho saudades. E um abraço carinhoso no Dr. Claudino.

Joani Teixeira Parabéns comadre, elogios merecidos. Abraços ao compadre Claudino. 

Pedrinho Nespolo Dona Lilian, sempre com um sorriso no rosto e conversa agradável! Parabéns pela matéria!

Mario Repula Dona Lilian uma mulher batalhadora e sempre de bom humor.


Vera Lucia Spilka Pessoa queridíssima...uma grande mulher.
 

2 comentários:

  1. obrigada Willi pela matéria
    Você e sem duvida uma pessoa que muito repeito em seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA A VOCE AMIGO WILLI
    PARABENS PELO SEU TRABALHO PROFISSIONAL

    ResponderExcluir