22/07/2015

O Lago Azul de Campo Mourão é uma Lagoa

   

Ao contrário do que a maioria das pessoas deduz, o Parque Estadual Lago Azul não é a grande massa de água represada do Rio Mourão mas, sim, a magnífica reserva florestal onde encontra-se a unidade geradora de energia elétrica da Usina Mourão e a pequena Lagoa Azul. A entrada do parque, bem sinalizada, está a poucos metros adiante da barragem e da ponte, à esquerda da BR-458, sentido Campo Mourão>Luiziana, em frente da sede campestre dos funcionários da Copel.


*Campo Mourão tem um dos mais lindos parques estaduais, a cerca de 10 km do centro da cidade, à esquerda da BR- 487, logo após a ponte e a barragem da Usina Mourão I, sentido Luiziana. Em frente está o grande lago da Usina Mourão formado pelo represamento do Rio Mourão e seus afluentes onde se praticam: pesca, passeios de lancha, canoagem com caiaque e esportes náuticos, circundado por casas de campo e veraneio.
As correntes de água e as frondosas matas naturais preservam a beleza pura da mãe Terra, entremeadas de trilhas liberadas à visitantes, estudantes e grupos interessados em observar sua rica e diversificada flora, sob a direção de guias disponíveis no local, de acordo com as normas deste santuário ecológico, sob responsabilidade do IAP.
*Lei - O Parque Estadual Lago Azul foi implantado em 30 de junho de 1997, pelo Decreto Estadual 3256/1997. Está localizado próximo ao reservatório hídrico da Usina Mourão, com área de 1.749 hectares, com muita vegetação nativa e árvores raras. É formado por Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Mista ou de Araucária (Pinheiro do Paraná) e regado pelo Rio Mourão.
Tem exemplares de Pau D’água, arbusto da família das dracenas, que retém água potável, muito utilizada pelos pioneiros quando exploravam a região ainda desconhecida.
*Educativo - Na gestão do prefeito Rubens Bueno houve empenho da administração municipal na criação do Centro de Educação Ambiental, instalado na antiga Mansão do Governador, transformada em sede administrativa e educativa, logo na entrada da preciosa reserva. 

 
Mansão do Governador próxima a Campo Mourão

*Relíquia - Neste casarão de madeiras beneficiadas, que mantém muito da sua construção original dos anos 50, com interessantes detalhes, serviu, por muitos anos, às tranquilas estadias e pernoites de governadores, autoridades que visitavam Campo Mourão e diretores que administraram a Usina Mourão. A cozinha, os quartos, a sala de estar, a lareira, a chaminé, quartos de hóspedes, entre outras peças, são alguns dos detalhes interessantes aos olhos dos visitantes.


   
A reserva florestal tem duas longas trilhas principais

*Trilhas - A principal atração na Trilha da Aventura (3.200 m) é uma enorme árvore da espécie Gurucaia, com idade calculada em 400 anos - que milagrosamente se salvou da gana dos madeireiros - além de cedros, perobas e pinheiros centenários. Outra trilha interessante é a da Peroba (3.850 m) através da qual se vê, perfeitamente, os tipos de solos e a biodiversidade local. A Trilha Aventura passa por pouca água, mas é a que conduz o visitante ao pedregoso leito do Rio Mourão e ao majestoso Salto São João, principal atração do Parque. O caminho de pedras pela margem do Rio Mourão, também passa pelo Salto Belo, cachoeira menor, porém não menos atraente.
*Visitas - O Parque Estadual Lago Azul é aberto à visitação pública de terça a sexta feira, das 8h30 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados funciona das 14h às 17h. As visitas devem ser previamente agendadas.
A média de percurso em cada trilha é de 1h30 a 2h00, incluindo-se os pontos de parada e contemplação do bucólico ambiente.

 
Esta lagoa empresta o nome ao Lago Azul de Campo Mourão

No meio do caminho está o lago de água transparente e cor azulada, o mesmo que dá nome ao parque e é um dos pontos de parada. 

*Recreação - As áreas próximas à sede, são ideais para piqueniques, brincadeiras e lazer ao ar livre onde, por vezes, aparece algum lagarto ou algum quati. O primeiro busca o calor do asfalto e o segundo, alimento.

 
Represa da Usina Mourão de Campo Mourão

O grande lago formado pelo represamento do Rio Mourão, mantém a média de 70 milhões de m3 de água. 
Na mesma área do Parque está a casa das máquinas e das enormes turbinas geradoras, da Usina Mourão I.
O Centro de Educação Ambiental tem sede e recepção na antiga Mansão do Governador, logo na entrada do Parque Estadual Lago Azul, onde se realizam palestras e se encontram os experientes guias que acompanham os visitantes pelas trilhas.


             FOTOS DO PARQUE ESTADUAL 
LAGO AZUL

 
Maquete do Lago Azul de Campo Mourão

 
Barragem e ponte sobre o Rio Mourão 

 
Portal de entrada do Parque Lago Azul de Campo Mourão 

 
Recepção do Lago Azul em Campo Mourão 

 
Estrada de acesso à Usina Mourão, no Parque Lago Azul   

 
Caminho das pedras pelo Rio Mourão

O Rio Mourão é sereno e raso abaixo do Salto São João

  
Cascata no interior do Parque Lago Azul

   
Salto Belo no interior do Parque Lago Azul 

 
O Salto Belo é rio abaixo em Campo Mourão

  
Salto S. João principal atração do Parque Lago Azul

 
Dia de cheia no Salto São João de Campo Mourão

 
Topo do Salto São João no Parque Lago Azul

 
Logo abaixo do Salto São João retorna o Rio Mourão

 
Lagoa Azul ponto de repouso no interior do Parque

Ponte pêncil, um desafio no parque em Campo Mourão

Cascata no Parque Lago Azul de Campo Mourão

 
Espécie de Dracena ornamental, conhecida como Pau d'Àgua

Mandacaru no Parque Lago Azul de Campo Mourão

 
A maior parte das trilhas é sob mata fechada

 
Árvores de madeira nobre têm nomes nos troncos

 
Antiga casa de força da Usina Mourão, em ruínas

 
Quatis e lagartos eram comuns em Campo Mourão

 
Banho de sol, no asfalto 

Represa: magnífica Atração à Parte:

 
Lago formado pela represa do Rio Mourão e seus afluentes 

Esportes náuticos e canoagem são praticados em Campo Mourão

 
Uma das atrações turísticas de Campo Mourão

 
Trapiche na usina Mourão  

Ilustração

 
 
Contemplação

 
Maravilha de Deus, Presente em Campo Mourão


Abra as imagens em nova janela.
veja em formato 800 x 600