23/03/2014

Coelho Jr: Primeiras Imagens de Campo Mourão



  
1929 - Carlos Coelho Jr (á esq.) em Campo Mourão-PR,
na casa de João Rodrigues Monteiro (João Bento) na região do Parque Municipal 

Carlos Alberto Teixeira Coelho Jr é filho de Carlos Alberto Teixeira Coelho farmacêutico formado pela Faculdade de Medicina do Porto - PT que chegou, com sua esposa, ao Paraná em 1893, e se estabeleceu em Curitiba. Coelho pai, também foi poeta, jornalista, escritor e habilidoso filologista, contemporâneo e amigo de seus patrícios: Antero de Quental e Guerra Junqueira.


Carlos Alberto Teixeira Coelho Jr, nasceu em Curitiba, em 1895. Dentre várias de suas habilidades, também era topógrafo e fotógrafo. Percorreu todo o sertão oeste e sudoeste paranaense, entremeio aos rios: Tibagi, Ivaí, Paraná e Iguaçu. Destemido e amante de aventuras, enfrentou perigos e dificuldades inimagináveis, sem esmorecimentos por água e terra. 
De estatura mediana era um tipo elegante, sempre bem vestido apesar de mateiro; chapéu de cowboy na cabeça, revólver calibre 38 no cinto largo de fivela grande e seu cavalo branco bem tratado e bem aperado, com o qual viajava nas suas longas andanças e demorados trabalhos de medição e demarcação da antiga terra devoluta e hostil dessa imensurável e rica região. 
Seu ponto de referência, durante todo tempo de trabalho - que durou mais de uma década - junto com seus companheiros era, na época, Campos do Mourão.

Coelho Jr, topógrafo e fotógrafo, participou das expedições de Antônio Alves de Melo Feitosa, Edmundo Alberto Mercer e Manoel Mendes de Camargo, dentre outros sertanistas. 
Pertencem ao seu acervo fotográfico os registros das primeiras imagens do vasto cerrado e primeiros habitantes de Campos do Mourão, mais exatamente no período de abertura dos sertões do oeste, sudoeste e do traçado da Estrada Boiadeira. 

 
Em Campo Mourão, Coelho Jr montado em seu cavalo branco 
em frente do rancho de João Bento (região do Parque Municipal

A maioria das imagens foi fotografada por Coelho Jr. entre os anos de 1908 a 1940 quando equipes de tarefas, topógrafos e engenheiros, dentre eles o agrimensor e colonizador Eugênio Zaleski, vieram à região com a difícil missão de demarcar as linhas urbanas e as divisas limítrofes do imenso e inóspito Distrito de Campo Mourão, sobre o espigão à margem direita da Estrada Boiadeira, entre os rios do Campo, 119 e 123, na jurisdição do 7° Comissariado de Terras, com sede em Guarapuava-PR, órgão estadual chefiado por João Lemos do Prado, progenitor do advogado Nelson Bittencourt Prado e da professora Leony Bittencourt Prado Andrade, esposa do médico Manoel Andrade

(vide: http://wibajucm.blogspot.com.br/2011/05/blog-post_14.html).


  
Eng° Sady Silva primeiro inspetor de terra em Campo Mourão

Os trabalhos do extinto 7° Comissariado de Terras continuaram com a criação da 5ª Inspetoria de Terras de Campo Mourão, em 1939, sob a direção do engenheiro civil, Sady Silva, responsável pela fiscalização e regularização das posses de terra nos 25 municípios que hoje compõe a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão-Comcam, na Microregião-12 do Estado do Paraná. 


 
De volta à Curitiba - cumprida sua missão profissional - Coelho Jr. dedicou-se às charges, caricaturas críticas e ao jornalismo nos periódicos: O Anzol e O Garoto, com pseudônimos de: Lambari e Ari do Araré.  São de sua lavra, os livros: 'Perfis e Panoramas - O que vi e ouvi nos sertões do Paraná' (1941) 'História do Paraná' e 'Pelas selvas e rios do Paraná' (1946). 


Fotos Creditadas a Carlos Alberto Teixeira Coelho Jr

 
Coelho Jr  na casa de João Rodrigues Monteiro (João Bento)
em Campo Mourão - PR

 
Expedição de Edmundo Mercer rumo a Campo Mourão

 
Butiá Anão, havia milhares no Cerrado de Campo Mourão

 
Cerrado de Campo Mourão onde surgiu a cidade

  
Foto de Edmundo Mercer por Coelho Jr 
Figueira na demarcação da Boiadeira

 
Traçado da Boiadeira corta o Cerrado de Campo Mourão

 
Derrubada da mata na abertura da Boiadeira



 
Cargueiros e comitiva
atravessam o Cerrado de Campo Mourão 

Resultado de imagem para cavaleiro cavalo branco 
ilustração: por do sol no rio Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário