06/10/2013

A Pioneira Colmeia de Campo Mourão

RÁDIO DIFUSORA COLMEIA DE CAMPO MOURÃO


A RÁDIO DIFUSORA COLMEIA LTDA FOI A PRIMEIRA EMISSORA DE RADIODIFUSÃO, EM AMPLITUDE MODULADA – AM,  INSTALADA EM CAMPO MOURÃO. O PREFIXO ERA ZYS-63. 
O FUNDADOR DA RÁDIO COLMEIA FOI OTÁVIO ROTILLE.
O EQUIPAMENTO E A ANTENA DE TRANSMISSÃO FORAM INSTALADOS NA RUA INTERVENTOR MANOEL RIBAS, ESQUINA COM A AVENIDA JORGE WALTER, EM TERRENO DOADO PELA PREFEITURA (GESTÃO ROBERTO BRZEZINSKI – 55/59).
O ESTÚDIO DE LOCUÇÃO, DISCOTECA, ADMINISTRAÇÃO E OUTRAS DEPENDÊNCIAS, SE INSTALARAM EM SALA ALUGADA DO EDIFÍCIO GÊNERO,  NA RUA BRASIL, QUASE ESQUINA COM A AVENIDA IRMÃOS PEREIRA.
NA FASE DE INSTALAÇÃO, A PRIMEIRA TRANSMISSÃO, EM CARÁTER EXPERIMENTAL, FOI FEITA NO DIA 20 DE AGOSTO DE 1958, DENTRO DA CASA DE MADEIRA DA TORRE DE TRANSMISSÃO. O ANÚNCIO PIONEIRO E A PRIMEIRA VOZ OUVIDA ATRAVÉS DA RÁDIO COLMEIA FOI A DO PROFESSOR HAINZ RAVACHE.
O PRIMEIRO LONG-PLAY (VINIL) OUVIDO, 33 ROTAÇÕES POR MINUTO, FOI DO CANTOR (BELA VOZ DE FALSETE) MEXICANO,  MIGUEL ACEVES MEJIA. A MÚSICA FOI CU CURRU CU CO PALOMA.
OFICIALMENTE, A RÁDIO COLMEIA, FOI INAUGURADA NO DIA 2 DE AGOSTO DE 1959,  COM UM SHOW DE ARTISTAS FAMOSOS, ENTRE ELES ANGELA MARIA, NO CINE MOURÃO, NA AVENIDA IRMÃOS PEREIRA, ESQUINA COM A RUA SÃO PAULO (ONDE HOJE ESTÁ OS FUNDOS  DO BANCO ITAU. NA ESQUINA TINHA O BAR PINGÜIM,  À ESQUERDA DO CINE MOURÃO O BANCO COMERCIAL E, EM FRENTE, O HOTEL PONTO CHIC. 
A SEGUNDA INSTALAÇÃO DA RÁDIO COLMEIA FOI NO ÚLTIMO ANDAR DO EDIFÍCIO MOURÃO, ESQUINA DA RUA BRASIL COM A AVENIDA CAPITÃO ÍNDIO BANDEIRA.
A TERCEIRA MUDANÇA FOI PARA O PRIMEIRO ANDAR DO CINE PLAZA (HOJE IGREJA UNIVERSAL).
E A TERCEIRA E DEFINITIVA MUDANÇA, EM CASA PRÓPRIA, FOI PARA O QUINTO ANDAR DO EDIFÍCIO ANTARES, ONDE FUNCIONA ATÉ HOJE, EM AMPLAS E MODERNAS INSTALAÇÕES.

JOSÉ AMBRÓSIO NETO FOI O PRIMEIRO GERENTE.
ELZA BRISOLA MACIEL -        SEGUNDA GERENTE
DORACY SCORSATTO –          TERCEIRO GERENTE
MILTON ROLIM –                   QUARTO GERENTE
LUIZ FERREIRA LIMA -           QUINTO  GERENTE
HOSANA TEZELLI  –               SEXTA     GERENTE
MIÉRCIO TEZELLI -                ATUAL     GERENTE

O PRIMEIRO PROPRIETÁRIO FOI OTÁVIO ROTILLE.
A PRIMEIRA SECRETÁRIA, FOI NATÁLIA DOMANSKI.
O SEGUNDO PROPRIETÁRIO FOI ERWIN BONKOSKI, QUE VENDEU A EMISSORA A UM GRUPO DE EMPRESÁRIOS MOURÃOENSES: JOSÉ BOIKO, DELÓRDES DALEFFE, RONAURO GOUVEIA, TAUILLO TEZELLI QUE ADMINISTRAVAM A EMISSORA PELO SISTEMA DE REVEZAMENTO. 
ATUALMENTE A PROPRIEDADE DA RÁDIO COLMEIA É DE HOSANA TEZELLI.

LOCUTORES PIONEIROS:
HAINZ RAVACHE, JOSÉ AMBRÓSIO, LUIZ GONÇALVES, PEDRO DA VEIGA, AROLDO TISSOT E  ELOY MACIEL. DEPOIS VIERAM: ADINOR CORDEIRO, RUY SÉRGIO KARPSTEIN, JAIME DE ASSIS (GARRAFA), JOÃO GONÇALVES (JOTA), CIRO MONTEIRO, MANOEL RODRIGUES CORREIA,  ZÉ MANÉ, ANÍSIO DOS SANTOS MORAIS, WILLE BATHKE JÚNIOR, CORONEL BASTIÃO, ANTONIO REINISZ,  ANTONIO KIENEN, RENATO JAVORSKI (TICO TICO), LUIZ CARLOS SILVA (FARO FINO), JOÃO NEREU, ACIR GONÇALVES, GERSON MACIEL E, ETC E TAL.
REPÓRTERES DE RUA: LEVI DE OLIVEIRA, WILSON BIBIANO E ALDERI RIBEIRO.

TÉCNICOS DE SOM:
OS PRIMEIROS FORAM OSVALDO MORAES E RAIMUNDO SPAKI. DEPOIS VIERAM ANTONIO DE FREITAS, ROQUE DE FREITAS, SEBASTIÃO VITTER, WILSON JOSÉ (TREVÉ), WILSON BIBIANO, JOÃO BATISTA, ACIR GONÇALVES E BETO JÚNIOR.  
      
Wille bathke júnior – programa anisio morais – 04/08/2001 
rádio colmeia – campo mourão – PR