24/03/2013

Vozes do Rádio de Campo Mourão

 

1958 -Rádio Difusora Colméia de Campo Mourão  foi ao ar transmitindo em caráter experimental (20/08/58), com locução pioneira do prof. Hans Ravache.  Entre seus primeiros locutores estavam: Aroldo Tissot, Pedro da Veiga, Raimundo Spaki, Luiz Gonçalves, Jaime de Assis e Hans Ravache o qual fez a primeira transmissão diretamente da ‘casinha’ da antena transmissora, próxima ao antigo almoxarifado municipal. A primeira música ouvida foi Cu cu  ru cu cu Paloma, do long play do mexicano Miguel Aceves Megia.


1980 - Rádio Humaitá começa a operar, em fase experimental. Com modernas instalações e equipamentos, na av Irmãos Pereira (próximo a pça Munhoz da Rocha), a emissora conquistou a população nos meses seguintes, destacando-se os programas de Marco Antônio, pela manhã e Antônio Kienen, à tarde, duas vozes padrão rádio Guaíba de Porto Alegre. Na gerência geral, Milton Rolin; diretores Nelson Amaral e Ubiratan Ribeiro.

1983 - Antonio Kienen radialista de voz firme e marcante,
 na posse do prefeito José Pochapski e do vice José Fabri

 
1963 - Manoel Rodrigues Correia, Campo Mourão,
primeiro programa com participação do ouvinte na Rádio Colmeia: 'O Assunto é Disco.'

1969 - Coletor de Rendas e radialista, Gerson Costa em cerimônia com D. Elizeu Simões Mendes,
primeiro Bispo da Diocese de Campo Mourão.

 
1970 - Ano do tri da seleção brasileira de futebol. Confraternização na Rádio Colmeia de Campo Mourão: (esq>dir) Pedro da Veiga, Ervin Bonkoski (proprietário), Doracy Scorsato (gerente), Brasilisio Pereira de Lima (Zé Mané), Wille Bathke Junior e Antonio Reinisz. 

 
Desde 1960, por mais de 20 anos, Adinor Cordeiro, saudosista e humorista, realizou programas de palco e calouros no antigo Cine Teatro Império.

Nas rádios Colmeia e Humaitá de Campo Mourão, marcou presença à noite com o programa de serestas: "Nos Braços da Saudade".
Manteve uma coluna humoristica no Jornal Tribuna do Interior, com personagens reais do cotidiano mourãoense, conhecida como "Jiboiadas" fazendo jus ao seu apelido carinhoso de "Jiboia" por ser 'gordinho'.
Seu arquivo de piadas transformou-se em uma seleta coletanea publicada em livro, com o mesmo título da coluna jornalística. Foi o primeiro orador da diretoria do extinto Clube Recreativo Mourãoense, de bailes e shows memoraveis, que também ficaram na saudade dos seus mais de mil associados.

 
Campo Mourão, Março de 2011 - João Nereu:
rádios Humaitá e Colmeia e TV Carajás.

 
O eclético Gerson Maciel - Rádio Colmeia -
apaixonado por esporte e mestre em Comunicação