05/07/2011

Cinema na Praça de Campo Mourão

 
Cinema Mudo

Inspeção da FAB viagem inaugural ao Campo do Gavião - 27-07-1947
Esq> Dir: Renato de Mello,  Cel Aquino, Francisco Albuquerque, Elias Xavier do Rego,  Devete de Paula Xavier, Cap Tito - piloto, Teodoro Metchko, Pedro Viriato, Tito e Newton Albuquerque.

Na década de 40/50, vez ou outra, pousava em Campo Mourão um avião (Curtis) do Correio Aéreo Nacional, pilotado pelo coronel aviador da Força Aérea Brasileira - FAB, Cel. Geraldo Guia de Aquino. Trazia novidades e projetava filmes da época na descampada praça da futura cidade em seu nascedouro, na qual demonstrava interesse em adquirir terra e por aqui se fixar no final da sua carreira militar, incentivado pelo seu colega Cap. Renato Romeiro Pinto de Mello que já estava em Campo Mourão com terra titulada conseguida dos Teodoro e Custódio de Oliveira em Cruzeiro do Oeste - PR e empresa de transporte coletivo, linha Campo Mourão/Maringá - Expresso do Campo.


Correio Aéreo em Campo Mourão

Campo do Gavião - Aviões iguais o Curtiss K263 e outros começaram a pousar em Campo Mourão depois que as turmas voluntárias orientadas por João Rodrigues Monteiro (João Bento) explanaram o terreno onde ainda está o Aeroporto Municipal Geraldo Guia de Aquino. 
Faziam derrubadas e destocas no machado, enxadão e aplainavam a terra com enxadas e rastelos.
Francisco Albuquerque (Tio Chico) dono do único caminhão da época, levava a turma pela manhã e a tarde buscava. Antes de retornar à cidade, colocava o pessoal todo na carroceria do seu potente Ford. Com a carga pesada fazia vários vai-vem sobre a pista a fim de socar e firmar a terra fofa e poeirenta sob os pneus.

Gavião Branco da fauna de Campo Mourão

O local ficou conhecido por Campo do Gavião por causa da existência dessa ave em razoável quantidade por ali. Era do tipo branca, com asas escuras nas bordas, que pairava no ar batendo as asas por vários minutos a procura de alimento (ratos, cobras, lagartixas). Localizava, embicava, dava um rasante veloz e raramente errava o bote.

 
Cinema em Campo Mourão

Cinema na Praça - Toda vinda do Cel. Aquino ele armava um cinema ao ar livre na descampada Praça 10 de Outubro (atual Getulio Vargas); pregava duas ripas de pinho nas laterais da carroceria de um caminhão na parte da frente e, nelas, esticava e prendia um lençol branco que servia de tela.
O projetor de filmes era movido a energia elétrica, mas Campo Mourão não tinha. Macaqueavam o caminhão até suspender e desencostar as rodas traseiras do chão. Colocavam uma correia no pneu e na polia do gerador de um motor estacionário, ligavam o caminhão, a geringonça girava e os filmes eram projetados (Charles Chaplin, Gordo e o Magro, Três Patetas, Tarzan e documentários sobre a terrível II Guerra Mundial) que recentemente havia acabado (1945). 
Como a energia era alternada, não raras vezes travava os rolos e queimava a fita de celulose. Emendavam e continuavam. Muita gente ia ver, em pé, o tempo todo. 
Com medo de pegar fogo no lençol, um piá ficava atrás da ‘tela” com um balde de água e umedecia o pano... tipo, chapiscava água com os dedos da mão, até terminar a sessão, que se renovava, sempre com novidades cinematográficas, uma vez por mês.

 
Primeiro avião (Curtiss) a pousar em Campo Mourão

Correio Aéreo Nacional - 12 de junho de 1931 é data em que a aeronave Curtiss Fledgling, prefixo K-263, comandada pelos pilotos militares Lavenère Wanderley e Casimiro Montenegro, transportou a primeira mala postal, com duas cartas, da cidade do Rio de Janeiro a São Paulo, inaugurando o Correio Aéreo Nacional (CAN) operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) que desbrava os céus do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário