04/07/2011

Cavalaria em Campo Mourão - 1957



Partimos de Guarapuava dia 29 de Agosto de 1957

02 de setembro 
Com uma enorme geada e um vento frio, que cortava como navalha, deixamos o acantonamento em Placa Luar, ás 04h30min. e chegamos a Porto Ubá ás 07h15min. Passou na primeira balsada, apenas, o 1º pelotão, sendo que os demais foram fazendo a travessia lentamente.



10 de setembro 
Acampamento em Fênix – A saída de Jandaia do Sul se deu, novamente, ás 04h30m. Este foi um dos melhores locais em que acampamos. Chegamos ao Rio Ivai, na balsa do Porto Vila Rica, ás 18h. Atravessou apenas parte do esquadrão. Na balsa os cavalos proporcionaram um grande tumulto dentro da embarcação. Deu pane no motor, e parou no meio do grande rio. Todos vimos as coisas pretas, pensávamos no pior, o tombamento da balsa. Felizmente foi só um grande susto. No entanto parte do contingente teve de permanecer no outro lado do rio. A parte que passou, seguiu viajem sem a maior parte dos recursos que não consegui atravessar, inclusive o carro do “rancho”. Passamos o restante do dia na Água e Mamão. O motor foi reparado e juntou toda a tropa.



11 de setembro 
Acampamento em Campo Mourão - Saímos de Fênix ás 07h15m, passamos por Quinta do Sol ás 11h, e rumamos em direção a Campo Mourão, onde chegamos ás 12:00h. Foi o maior percurso que fizemos em um só dia, a mega-jornada foi de 82 km.



12 de setembro
Acampamento próximo a Roncador - Deixamos Campo do Mourão ás 08h e seguimos em direção a Roncador onde chegamos ás 19h. Enquanto estávamos desencilhando nossos cavalos teve início uma grande tempestade, com muito vento e trovoadas.



No dia seguinte rumamos de volta à Guarapuava de onde partimos em direção à Londrina. Cavalgamos cerca de 1.000km nesta Grande Marcha do 1° Esquadrão Indepentende de Cavalaria, onde também foram soldados de Campo Mourão: Neroi Ramos, Mauro Motorista, Osório Prestes, Osvaldo Domanski e Wille Bathke Junior - turma de 1960 que também fez uma Grande Marcha que passou por Campo Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário