01/07/2011

Carlinhos Teodoro no Pescoço da Onça


José Carlos Teodoro de Oliveira - vereador e presidente da Câmara de Campo Mourão

"Tinha uuuma cachorrada em casa, que pelo amor de Deus!!
"Cada um caçava um tipo de bicho... tinha o Militar e o Combate que eram onceiros."
Papai perdeu o Relógio, que era muito bom caçador e foi morto num abraço de Tamanduá Bandeira, mas onça nunca matou nenhum dos nossos cachorros.
Meu pai (Joaquim Teodoro de Oliveira) atirava bem e foi o maior caçador de onças que se tem notícia em Campo Mourão."


"Foi delegado, mas nunca andou armado. Tinha um bom guarda-costa que se armava até os dentes, era de cara tão feia que assustava os bandidos (risos). Era chamado de Pedro Gaucho. Ele defendia e era bom de tiro." destaca.
Joaquim Teodoro de Oliveira abateu 58 onças, mas não matava por esporte ou por prazer. "Ele atendia os pedidos dos vizinhos  criadores de porcos, que as onças atacavam, matavam e comiam. Davam um prejuízo danado."
"A penúltima que ele matou eu estou sentado no pescoço dela. Olha a foto aí." risos.

Campo Mourão, José Carlos Teodoro de Oliveira

"Uma outra ele teve que matar no facão. O tiro pegou na espinha da onça que ficou se debatendo sem poder correr... sofrendo. As balas tinham acabado. Com ajuda dos cachorros chegou perto e sangrou a bichona."
"A última que ele matou foi fotografada em frente do Foto Seki antigo, rodeou de gente, até o prefeito foi ver (Roberto Brzezinski). Mas não sei onde está essa foto. Fico te devendo", justifica.
"Papai era o único que tinha cachorrada boa, que descobria o rastro, encurralava a onça, fazia o maior tendéu... o pai chegava e pimba na pintada"  rindo muito, como sempre.

Joaquim Teodoro de Oliveira - Vereador e Prefeito de Campo Mourão

O companheiro de caçada de Joaquim, era seu mano João Teodoro de Oliveira, "que foi o joquei mais famoso das pencas (corridas a cavalo) disputadas na Raia dos Porungos, ali na praça." registra Carlos Teodoro de Oliveira - o jovem Carlinhos, ex-vereador e presidente do Poder Legislativo de Campo Mourão.

Famoso Joquei de Campo Mourão, caçador de onça 

Campo Mourão, história de caçador

Um comentário: