Condor ave sagrada Inca - ouça
Fidalgo espanhol, nasceu em 1478 na cidade de Trujillo.
Pizarro era filho natural do capitão Gonzalo Pizarro e Francisca González Alonso.
Não teve educação elementar. Foi recebido, na condição de fidalgo, depois das batalhas na Itália - 1494/1498 - onde lutou sob o comando de seu pai.
Em 1502 navegou até a Índia, na condição de pacificador.
Em 1523 aportou no Panamá titulado tenete governador.
Em 1524 associou-se ao rico capitão Diego de Almagro e o sacerdote Hernando de Luque.
Mapa de Pizarro
Império Inca
Fundou a província do Perú, enganou, matou o imperador Inca, Ataualpa, e se apossou de incalculáveis quantidades e peças de ouro.
Atacou os incas, capturou e matou Ataualpa
Dia 26 de junho de 1541, atacado por ambiciosos assassinos - tal qual era - morreu dolorosamente em Lima, então capital peruana.
Erroneamente, atribue-se a descoberta do Imperio Inca a Francisco Pizarro (1533), mas na realidade que o descobriu foi o náufrado português Alejo Garcia, que lá chegou em 1525.
Como resultado da sua descoberta de ouro, em quantidade, foi que souberam, da nova, as cortes de Portugal e Espanha, que mandaram expedições em busca da riquezas indígenas sulamericanas.
Entretanto, o pioneirismo dessa façanha é de Alejo Garcia, náufrago português que, 20 anos antes, partiu do rio Ytapocu, costa catarinense. Seguiu o Caminho do Peaberu (1523/1525) guiado por nativos Carijós, atravessou o Paraná, fundou Assunción (Paraguay) e atingiu Cuzco no Alto Peru. Chegou ao império Inca sete anos antes do conquistador espanhol Pizarro, e foi o primeiro europeu a ter ouro do Peru e saber de Potosi (Bolívia), a maior reserva de prata do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário