16/04/2011

Araruna Cidade Ave




A partir de 1948 começaram a se fixar em Araruna, as famílias de Paulo Toledo, João Antônio Rodrigues, Ernesto e João Martins Tavares, Sebastião Inácio de Faria, José Maria de Faria, Joaquim Emídio de Faria e outros pioneiros que iniciaram o plantio dos primeiros cafezais.


Foi o o chefe da 5a Inspetoria de Terras de Campo Mourão, engenheiro Sady Silva, que deu o nome de Araruna à pequena colônia de posseiros que logo se transformou em vilarejo. Segundo o Dicionário Guarany, Arara una quer dizer "arara preta", que era vista aos bandos, a fazer algazarras nas matas da região do Arenito do Caíuá (macaco amarelo - kay ua).

Praça Nossa Senhora do Rocio (padroeira do Paraná) e a moderna igreja de Santo Antônio na mesma praça de hoje

27 de janeiro de 1951,  Araruna foi elevada à categoria de Distrito Administrativo do Município de  Peabiru, de acordo com a Lei Estadual № 613. Foi quando se construiu, na sede do distrito, uma pequena igreja de madeira em honra ao padroeiro Santo Antônio, as primeiras casas de residência e todo tipo de comércio afim de suprir as necessidades dos primeiros moradores. Nada de alvenaria até aí.


26 de novembro de 1959, a Lei Estadual № 253 criou o Município de Araruna, instalado oficialmente, dia 29 de novembro de 1955 após eleger o seu primeiro prefeito Darvino Batista Guaranes e o primeiro quadro de vereadores.



Contam os pioneiros, que conheciam o lugar pelo nome de Caminho de Peabiru, "quando a gente ia em carroças, nos idos de 1942, por uma estradinha que cortava a região, passava por Venda Branca, atravessava o Rio Claro e se chegava nos palmitais onde nasceu Araruna". Conta Zoraído Casarim. O mesmo Caminho deu origem à vizinha cidade de Peabiru.

Estrada Araruna Peabiru, antes era caminho estreito
Primeira Escola Normal Estadual depois Colégio


Dirceu Mendes - terceiro em pé esq/dir - o mais famoso ararunense que se destacou como lateral direito na Mourãoense, campeão pelo Grêmio de Porto Alegre, com passagens por vários clubes tanto como craque e treinador. Encerrou a carreira em Cascavel e nunca abandonou Araruna, onde começou e foi revelado pelo técnico Osvaldo Silva e contratado pelo presidente, Delórdes Daleffe, da Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense.

Imagem de satélite assinala Araruna e mostra cidades em volta

Araruna - Pça Nossa Senhora do Rocio

Nenhum comentário:

Postar um comentário