06/12/2019

* Campo Mourão e Augusto Carneiro


Natural de Reserva (PR), Augusto Carneiro de Oliveira, nasceu dia 29 de Abril de 1936. Casado com Maria do Carmo Caldas Carneiro, com quem tem três filhos: Maurício, Mauro e Augusto.
Em 1959 foi instituído o Cartório no Distrito Administrativo de Farol, que pertencia a Campo Mourão, cujo proprietário, Rui Carneiro, irmão mais velho de Augusto Carneiro, era contabilista na cidade de Campo Mourão, então pediu ao seu irmão para que assumisse o Cartório de lá, pois não podia atender dois compromissos. Augusto Carneiro, como já havia trabalhado no Cartório de Reserva, aceitou e passou a residir em Farol, tendo assumido como Oficial do Registro Civil em 1961.


 
Augustinho Vechi,  Augusto Carneiro, Alfonso Hrushka, Milton Pereira (prefeito), José Baiano, Paulo Bastos (diretor), Ephigenio Carneiro, Getulio Ferrari e Fioravante Ferri.

Vereador no Município de Campo Mourão representou o então Distrito Administrativo de Farol por duas Legislaturas, a de 1963 e a de 1972 foi, alternadamente, eleito Secretário e Presidente da Câmara. 
Elegeu-se deputado estadual por três mandatos consecutivos (1974/1978, 1979/1983, 1983/1987). Na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, foi aprovado como membro efetivo de várias Comissões Permanentes e presidiu a Comissão de Turismo, Comissão de Redação Final e a Comissão de Constituição e Justiça. 
Foi eleito por seus pares, para ser o Primeiro Secretário da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
Escolhido pelo Presidente da República, Fernando Collor de Melo, exerceu a Superintendência da Legião Brasileira de Assistência - LBA, no Estado do Paraná, em 1991, filiado ao Partido da Frente Liberal - PFL, pelo qual saiu candidato a Vice-Governador nas eleições de 1990, sem lograr êxito. 

Fotos de Farol - Paraná
O Serviço Distrital de Farol da Comarca de Campo Mourão foi criado pela Lei nº 17, datada de 30.11.1955, publicado no Diário Oficial nº 26, de 31.03.1958, sendo instalado em 03 de dezembro de 1959 prestando, portanto, mais de 50 anos serviços notariais e de registro de modo eficiente e adequado.

Teve como primeiro tabelião o contabilista Rui Domingues Carneiro que atuou até 30 de novembro de 1961, ocasião em que seu irmão Augusto Carneiro  foi provido vitaliciamente pelo Decreto nº 5231/61, no cargo de Escrivão de Paz acumulando as funções de Tabelião, de Oficial de Registro Civil de Casamentos, Nascimentos e Óbitos e de Escrivão de Polícia, no Distrito de Farol.
Rui Carneiro foi 'guarda livros' em Campo Mourão, proprietário do Escritório de Contabilidade Vera, na esquina da Av. Irmãos Pereira com a R. Santa Catarina.
Por intermédio do Decreto Judiciário nº 312, de 29.08.2002, posteriormente foi outorgado a Deocleciano Domingues Carneiro, irmão de Augusto, o exercício das funções de Escrivão Distrital de Farol que se mantém até hoje.
Em março de 2009, Edson Ribeiro assumiu como Agente Delegado,  nos termos do Decreto Judiciário nº 88/2009, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Paraná, do dia 04.02.2009, tendo como missão informatizar as rotinas da serventia e atender as partes com eficiência, urbanidade e presteza, objetivando com isso a satisfação do público.

Família de Augusto de Oliveira Carneiro

Augusto de Oliveira Carneiro recebeu Títulos de Cidadão Honorário de: Altamira do Paraná, Tibagi, Farol e Campo Mourão e teve participação no processo de fundação da Academia Mourãoense de Letras, em 2001.

Há vários anos dedica-se à agricultura e à pecuária de corte, na região de Campo Mourão, onde mantém suas propriedades e rebanhos.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário