25/11/2019

* GETÚLIO FERRARI em Campo Mourão


Nasceu dia 9 de outubro de 1938, em Carazinho - RS. Casado com Lilian Vargas Ferrari e, desta feliz união, nasceram oito filhos, sendo sete homens e uma mulher: Fernando, Alfredo Neto, Getulio Jr, Arno, Marcio, Marcos, Marcelo e Ana Lígia, além de Inês (adotiva) querida como filha e amada como irmã. 

Viajando em carroceria de caminhão, entremeio a mudança, a família Ferrari chegou a Campo Mourão em 1950, após três dias de penosa viagem encabeçada pelo seu pai Alfredo. Ele veio para trabalhar no ramo de carpintaria, especializado em montar serrarias e indústrias de médio porte movidas a roda-d'agua (atafona) auxiliado por seus filhos. Depois teve beneficiamento de madeiras aplainadas, próprio, gerenciado pelos filhos Valdomiro e Getulio.
Na política, foi vereador nas legislaturas de 1963-1968 e 1969-1972, sendo presidente da Câmara Municipal por três vezes e prefeito interino de Campo Mourão em 1971, quando substituiu, por um mês, o prefeito Horácio Amaral. 
Presidiu a Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense e atuou como vice-presidente e presidente interino da Coamo da qual é sócio fundador. Também foi presidente do Rotary Campo Mourão.
Nomeado por duas vezes presidente da Codusa (Companhia de Desenvolvimento Urbano e Saneamento) nas gestões do prefeito Renato Fernandes Silva e Rubens Bueno.
Membro da Fundescam (Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão), organizador e vice-presidente da Aprecampo (Associação dos Pecuaristas de Campo Mourão).
Presidiu a Pastoral da Família da Diocese e foi diretor da Cercam (Cooperativa de Eletrificação Rural).
Na área empresarial foi sócio proprietário da Rádio Humaitá, do Laticínio Mourão, da Cimauto, fundou a Madeireira Cima Lta, o Cine Plaza e o jornal Folha de Campo Mourão.


 
1982 - Candidatos a prefeito na visita de João B. Figueiredo a Campo Mourão:
Getulio Ferrari, Joel  d'Aparecida  Albuquerque e José Luiz Gurgel ladeados por Zamir José Teixeira e José Aroldo Galassini

Disputou duas eleições a prefeito de Campo Mourão. Em 1976 o vencedor foi Augustinho Vecchi e em 1982 o eleito foi José Pochapski. Nessa campanha ele contou com o apoio do então presidente da república João Batista Figueiredo (ARENA) que esteve em memorável comício no centro de Campo Mourão, dia 4 de novembro de 1982, na esquina da Rua Brasil com Av. Índio Bandeira, com palanque armado na calçada da praça.
Empresário de destaque nas áreas: madeireira e agropecuária foi tema nas paginas da revista Veja em 1987, por sua forte atuação na agricultura. 
Foi filiado ao PDT — Partido Democrático Trabalhista desde a sua fundação e à ARENA - Aliança da Renovação Nacional.
Pelos serviços voluntários prestados à coletividade mourãoense foi  reconhecido e agraciado com o título de "Cidadão Honorário de Campo Mourão", em 9 de outubro de 1994, durante sessão solene do Poder Legislativo realizada no Clube 10 de Outubro.
Faleceu dia 18 de dezembro de 2004, aos 66 anos, vítima de insuficiência respiratória.
Está sepultado no Cemitério Municipal São Judas Tadeu de Campo Mourão – PR.


 
Família de Getúlio Ferrari em Campo Mourão - PR

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário