02/05/2019

* Super neblina cobriu Campo Mourão

Impressionante!
Lembrei do imperador Nero que incendiou Roma e, cantando ao som da sua lira, assistiu a cidade pegar fogo, e acusou os cristãos desse crime hediondo. Em um primeiro momento pensei que tinham botado fogo na cidade. Assustei.
Olhei bem, constatei que não era fumaça de fogo, sai pelas ruas e dei um giro nas estradas a fim de ‘ver’ melhor e me admirei com a intensa neblina sobre toda Campo Mourão. 
Tudo embaçado. Um autêntico fog londrino, um fenômeno raro que há muitos anos não se via por estas bandas.  
Curitiba, na serra e no litoral é comum pela proximidade do mar e alta umidade no ar. 
É bonita essa neblina, mas perigosa, reduz a visão dos motoristas que devem acender os faróis baixos do veículo em movimento. 

O fenômeno merece fotos como registro histórico  deste nebuloso segundo dia de maio de 2019. 

 
 BR  - 158 - Campo Mourão/Peabiru

 
 BR - 272 - sentido Campo Mourão/Farol

 
BR- 478 - Usina Mourão/Luiziana

A neblina surge quando o solo está úmido em razão das chuvas e a umidade  tende a aumentar por causa da evaporação da água. Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são menores, essa água tende a condensar-se, formando aquela espécie de fumaça branca embaçada, que nos turva a visão. 

O nevoeiro é mais comum em dois tipos de ambientes: nas zonas montanhosas e nas proximidades de lagos e rios.


Já nas proximidades de rios e lagos, a neblina ou bruma, forma-se graças à evaporação intensa que ocorre nesses locais durante o dia, o que eleva a umidade que, é um dos pré-requisitos necessários para a formação dos nevoeiros em períodos de baixas temperaturas.

A neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo, isso porque o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação fria do vapor d'água. No caso das nuvens, a umidade condensa-se graças às baixas temperaturas que a atmosfera atinge em determinadas altitudes, sendo, por isso, mais freqüentes.

Alerta - Quando a neblina é muito densa, vários problemas acontecem, a exemplo do aumento do número de acidentes nas estradas e o cancelamento de vôos. Por isso, é preciso sempre estar alerta, principalmente quando se está ao volante. Procure seguir as normas de trânsito: trafegue em baixa velocidade, mantenha o farol baixo ligado, nunca acionar o farol alto e nem o pisca-alerta.


 
Condensação sobre o lago da Usina 

na foz do Rio Mourão e o Sol nascendo

Imagem relacionada 
O fenômeno, com menos intensidade, repetiu-se pela manhã deste dia 02 de Julho de 2019, dois meses após o primeiro.

 
 
 
 






A única diferença entre nevoeiro e neblina (também chamada de cerração ou névoa) é a visibilidade. O fenômeno é chamado neblina (ou névoa) se a visibilidade for superior a um quilômetro, e nevoeiro, se a visibilidade for inferior a um quilômetro.

<.>



Nenhum comentário:

Postar um comentário