28/09/2017

O Primeiro Prefeito de Campo Mourão - PR

 
Pedro Viriato de Souza Fº em Campo Mourão

O primeiro prefeito eleito de Campo Mourão, nasceu em  Curitiba, dia 13 de  dezembro de 1901. Filho dileto de Pedro Viriato de Souza e de dona Helena Parigot de Souza.

Casamentos -  Teve duas núpcias: a primeira com Cecília Wilhelm com quem gerou seis filhos: Cecília, Arlette, Pedro Viriato, Almir, Júlio Jacques e Rachel e, na segunda, com Raquel Sun, teve mais dois filhos: Jorge Rômulo e Hugo.

Formado em Perito Contador (guarda-livro), começou a trabalhar em 1918 na função de 3° Oficial da Procuradoria da Fazenda, sendo efetivado como datilógrafo em 1921. Foi promovido várias vezes, por méritos próprios.

Diretor - Ocupou importantes cargos no Governo do Estado  do Paraná, dentre os quais: Diretor do Departamento de Imprensa Oficial e Diretor do Departamento de Assistência Técnica aos Municípios convite este, recebido do governador Moysés Lupion,  justamente quando exercia o cargo de primeiro prefeito eleito, em Campo Mourão.
 
Agraciado - No seu tempo de militar participou da Revolução de 1930, liderada por Getulio Dorneles Vargas, quando foi citado e homenageado por "ato de bravura".

Morou em Curitiba até 1943, quando transferiu residência à zona rural de Campo Mourão, onde era safrista de porcos e foi eleito, como candidato único do Partido Social Democrático - PSD, o primeiro prefeito, com 230 votos, dia 22 de novembro de 1947. Teve como antecessor, o prefeito nomeado pelo governador, o dentista José Antonio de Souza. Era presidente do PSD, nesse tempo, o lapeano Francisco Ferreira Albuquerque, mais conhecido por Tio Chico, homem de fibra e de muito apego a nascente cidade de Campo Mourão, que encabeçou o movimento pró-independência, quando aqui pertencia ao município de Pitanga, juntamente com outro abnegado pioneiro e ex-prefeito, Antonio Teodoro de Oliveira.

Renúncia - Em 20 de abril de 1950 transmitiu seu cargo ao presidente da Câmara de Vereadores, Devete de Paula Xavier, ao aceitar convite do governador Moysés Lupion para assumir o Departamento de Assistência aos Municípios.

Lembrança - Conhecido na região como "Pedro Parigot" tem seu nome em uma avenida no Jardim Aeroporto.
Mais tarde, fixou residência em Goioerê, com fazenda de gado e café e outras culturas menores.
Foi homenageado em 1978, durante o desenrolar dos festejos da Independência do Brasil quando deixou um histórico discurso  sobre o pioneirismo da época do desbravamento de Campo Mourão e da região.
Em 1970, voltou a morar em Curitiba, onde faleceu dia 11 de abril de 1980.


Primeira prefeitura-escola de Campo Mourão

1ª Câmara - No dia 5 de dezembro de 1947 foi instalada a Câmara de Vereadores de Campo Mourão  e deu-se a posse dos eleitos ao Poder Legislativo, em sessão solene presidida pelo titular da 38ª Zona Eleitoral da Comarca de Londrina, Dr. Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior.

1ºs Vereadores - A primeira legislatura de Campo Mourão (1947 a 1951) contava com oito vereadores eleitos, não remunerados, empossados juntamente com o prefeito - em sessão solene realizada na Prefeitura/Escola localizada em frente a praça 10 de Outubro, na av Índio Bandeira,aqui citados por ordem alfabética: Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.


1947 a 1951

Em 4 anos 3 prefeitos - Devete de Paula Xavier foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão e assumiu a prefeitura após a renúncia de Pedro Viriato de Souza Filho. Devete renunciou e assumiu a prefeitura, o vereador Joaquim Teodoro de Oliveira, que conclui o mandato até 1951.


Primeira visita de Lupion a Campo Mourão - Set/1948 
em primeiro plano: Lupion, Almira Lemes e Chico Albuquerque.
Pedro Viriato é o de camisa branca, no alto, à direita.

Campo Mourão e  a praça 10 de Outubro, 
atual Getulio Vargas 

Primeiro desfile escolar em Campo Mourão
Setembro/1948 em frente à Prefeitura/Escola

Lupion e Pedro Viriato escolheram o Salto São João no Rio Mourão
e construíram a Usina Mourão I

 
Prefeito Pedro Viriato de Souza Fº
na primeira prefeitura/escola de Campo Mourão

Construção da casa/consultório  do Dr Delbos Zola em Campo Mourão.
Depois serviu de Escola/Prefeitura;
Nesta foto estão: Carlos Boeing, Dr. Delbos e Teodoro Metchko.
Ao fundo o carpinteiro Vivi.

...


Nenhum comentário:

Postar um comentário