30/08/2017

Prefeito de Campo Mourão morre em acidente


No dia 21 de setembro de 1959 – início da Primavera – enquanto estudantes do Ginásio Campo Mourão plantavam as primeiras mudas de árvores na Praça Getúlio Vargas, pela manhã, sob orientação do diretor Ephigênio José Carneiro, o prefeito Roberto Brzezinski, o tabelião de notas Harrison José Borges (Pitico) candidato a prefeito e Alberto Bueno Ribeiro, coletor estadual, partiram de Campo Mourão rumo a Maringá a fim de participar da comitiva do governador Moysés Lupion, em campanha de reeleição. O professor Ephigênio também foi convidado a fazer parte, mas se desculpou por estar com estudantes na arborização da praça.
Os correligionários do PSD (Partido Social Democrático) seguiram pela estrada de Peabiru– ainda não asfaltada - num Jeep Willys. Em Engenheiro Beltrão, trocaram de veiculo e mais dois companheiros juntaram-se ao grupo: Joaquim Bueno Godoy então prefeito de Engenheiro Beltrão e o madeireiro Aldevino Santiago, candidato à sucessão de Godoy.
Cerca de cinco quilômetros, depois de Engenheiro Beltrão, nas proximidades da fazenda Chapadão, aconteceu o trágico acidente. A intensa poeira da estrada fez com que o motorista do carro, Aldevino Santiago, colidisse com um caminhão carregado de grades de bebidas que vinha em sentido contrário. O choque se deu no momento que o automóvel tentou ultrapassar um ônibus, mas com a densa poeira no ar, levantada pelo coletivo, o motorista não viu o caminhão que vinha no sentido Maringá-Campo Mourão. O impacto foi tão grande que o automóvel praticamente se desmanchou e quatro, dos cinco companheiros, morreram. Apenas um, a exemplo do motorista do caminhão, sobreviveu.
 
Colisão fatal entre Campo Mourão e Ivailandia 


Dona Tecla, o acidente e as mortes – “Era dia 21 de setembro e o governador Moyses Lupion vinha no Campo para uma convenção do PSD e resolveu descer o avião na Fazenda Chapadão”, entre Engenheiro Beltrão e Ivailandia, a fim de reunir companheiros daqui e de Maringá em local,  politicamente, neutro. 
"Meu marido (Roberto) era o prefeito e o Pitico (Harrison José Borges), marido da Julia, estava candidato da situação (PSD). Foram de jeep até Engenheiro Beltrão e ali embarcaram no carrão do Santiago (candidato a prefeito de Engenheiro Beltrão). Iam no auto: o dono do carro, no volante... o Pitico no meio... o Roberto na porta e mais dois no banco de trás. Quando estavam no meio da viagem, a poeira era muita... bateram de frente com um caminhão que vinha de Maringá carregado de bebida. Um que estava atrás se salvou (prefeito Antonio Bueno, de Engenheiro Beltrão) e quatro morreram, assim... um seguidinho do outro, no hospital de Engenheiro Beltrão, onde foram internados já moribundos. O acidente foi feio e a trombada muito forte. Os dois veículos se chocaram de frente, com muita violência... rodaram embicados, foram parar perto do barranco... quase que o caminhão ainda tomba em cima do carro. Ficou encostado, bem inclinado”, recorda triste, dona Tecla.

Vitória em 10 dias – “Quando o Roberto morreu, o Irineu estudava em Curitiba. Piazão, ainda, veio coordenar a campanha e preparar os discursos do seu Antoninho. A Irene ficou órfã com 18 meses”. O Pitico disputava a eleição com o Paulo Poli. Daí lançaram o seu Antoninho (Antonio Teodoro de Oliveira)” que venceu no dia 3 de outubro, em apenas dez dias de campanha (gestão 05/12/59 a 04/12/63).
“O Roberto morreu, então o advogado Paulo Vinício Fortes – presidente da Câmara – assumiu em seu lugar (22/9/59 a 04/12/59), até a posse do seu Antoninho”, na prefeitura velha de madeira tosca,  que ficava na Rua Brasil entre as avenidas Goioerê e Manoel Mendes de Camargo, por ali onde está a casa dos Tagliari.
”Nesse tempo o seu Antoninho mandou construir o prédio da atual prefeitura que foi inaugurada pelo seu sucessor,  prefeito Milton Luiz Pereira”, relembra dona Tecla.
Mas quem descerrou a placa foi o prefeito Antonio Teodoro de Oliveira, justamente homenageado na oportunidade. A benção, das novas instalações do atual Paço Municipal 10 de Outubro, foi proferida pelo bispo D. Eliseu Simões Mendes, em cerimônia prestigiada por centenas de mourãoenses.


o0o

Nenhum comentário:

Postar um comentário