20/02/2016

Rancho Alegre d"Oeste - PR por Wibaju



 
Brasão de Rancho Alegre d"Oeste - PR

DATA DE EMANCIPAÇÃO: 04 de julho de 1990
POPULAÇÃO: 4.001 habitantes (censo 2007).
ÁREA: 241,416 Km2
Fontes Econômicas: Agropecuária: 47%, Indústria:12% e Serviços: 42%.
Nº DE ELEITORES: 2.148 eleitores (fonte TSE)
PADROEIRO: 19/03 - São José (feriado municipal)
PRATO TIPICO: Peixe no Tacho - (em Março)
GENTíLICO: Rancho alegrense.
LONGITUDE - -52.95º - LATITUDE - -24.3º
PIB 2006 - R$ 13.747,00
MATRÍCULAS/FUNDAMENTAL: 459
MATRÍCULAS/MÉDIO: 134
INCIDÊNCIA DE POBREZA: 42,22%.
Rancho Alegre D’Oeste está situado na Região de Goioerê - PR, com  população estimada em 2.847 habitantes (IBGE/2010). Faz divisas com: Goioerê, Janiópolis, Quarto Centenário e Juranda.

Pioneiros:
A história do município é contada através de relatos de pioneiros que chegaram por volta de 1960. 
Manoel Medina Martins foi o primeiro a se estabelecer as margens do rio Barreiro, proprietário do lote 04  alqueires desde 1962, local que deu início ao seu trabalho de colonização e povoamento.
As primeiras pessoas a fixarem residência em Rancho Alegre D’ Oeste, além da família Medina, foram: Rodolpho Dabetto, Manoel Francisco de Mello e Manoel Brito Novaes (dono da  primeira casa comercial) e o segundo instalou um beneficiamento (máquina) de arroz.

Cícero Herculano Gomes - nasceu em Pernambuco. Filho de Herculano Cirilo Gomes e Ana Josefina Conceição, casal que teve 8 filhos. Herculano tem 4.
Chegou em 1960. “A gente só via mata e aqui conheci Manoel Medina, primeiro a entrar no sertão da epoca”. Cicero veio de Campo Mourão a procura de melhorar a sua vida, e apostou na terra boa e fértil onde construiu uma tapera e morou onde hoje situa-se o Banco Sicredi na cidade de Rancho Alegre. Foi o primeiro comprador de cereais, que vendia em Maringá. Nesse meio tempo adquiriu terra, derrubou a mata e fez os primeiros plantios de arroz, feijão e milho.
Certo dia Cícero Gomes passou perto de alguns ranchos, à noite, e ouviu música de rádio de pilha. Sempre foi alegre e procurou o Cirção e o Manoel e falou com eles da sua ideia de formar um patrimônio com nome de Rancho Alegre, por causa das músicas e alegria dos moradores daqueles ranchos pelos quais passou durante a noite anterior.
Juntaram suas posses e doaram terrenos onde construíiram a escola pública (Manoel Medina), a Igreja (Cirção) e a Delegacia (Cicero Gomes). Um terreno (data) nesse tempo custava Cr$ 50,00 (cinquenta cruzeiros), revelou Cícero.
Cícero já veio casado, “mas os filhos nasceram aqui.” Permanece no município que idealizou, até hoje. ”A vida de pioneiro era sofrida, mas hoje, aqui, é muito boa, uma maravilha. Temos facilidade pra tudo.”
Batalhou até conseguir uma linha de ônibus e servia as refeições e pouso ao motorista, sem cobrar nada, em sua casa.
Cícero também foi dono da primeira farmácia e tratava a maioria das pessoas doentes com raizes, cascas, folhas e ervas  tiradas das matas.
Nilson Costa Resende foi o dono da segunda farmácia instalada em Rancho Alegre.

 
Bandeira de Rancho Alegre d'Oeste - PR


 
Prefeitura de Rancho Alegre - PR


 
São José Carpinteiro padroeiro de Rancho Alegre

Vistas aéreas de Rancho Alegre
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário