27/05/2015

Antecedentes Territoriais de Campo Mourão



Campo Mourão desmembrou-se, em 10 de outubro de 1947, de Pitanga;
que em 30 de dezembro de 1943 originou-se de Guarapuava;
que emancipou-se, em 17 de julho de 1852, de Castro;
que se desmembrou-se,  em 24 de setembro de 1788, de Curitiba;
que em 29 de março de 1693 se originou de Paranaguá vila (freguesia) criada em 29 de julho de 1648, por Carta Régia da Coroa Portuguesa.

 
Paranã guá (grande rio redondo)

Origem de Paranaguá:

A História de Paranaguá é um conjunto de acontecimentos relacionados ao passado parnanguara. A colonização da região de Paranaguá teve início, aproximadamente, em 1550, primeiramente na Ilha da Cotinga movida por interesse na extração de ouro. Em 29 de julho 1644 se transforma na Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Em 1660 se torna uma Capitania e foi elevada à condição de cidade em 5 de fevereiro de 1842.

 
Core tiba (muitos pinheiros)

Origem de Curitiba:

A Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, atual Curitiba, foi fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante

Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão

Em 1853 tornou-se a capital da  Província do Paraná e desde então Curitiba manteve um ritmo de crescimento fortalecido pela chegada de muitos imigrantes durante o século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos que contribuíram com a diversidade empresarial e cultural que permanece até hoje na capital tradicional dos paranaenses.


 
Castro homenagem a fidalgo português
nasceu às margens do Iapó.

Origem de Castro:

O baixo Iapó era ponto de parada e pouso de tropeiros. Este pouso foi elevado, em 05 de março de 1774, à categoria de Freguesia de Sant'Ana do Iapó e à Vila Nova de Castro em 20 de janeiro de 1789. 
Já próximo do final do tropeirismo na região é criada, em 1853, a Província do Paraná. 
No ano de 1857, a Vila Nova de Castro recebeu o título de cidade e tornou-se a principal área de administração das localidades que integravam a área dos campos gerais.

 
Guara puava (lobo bravo) animal arisco
 e raro em Campo Mourão

Origem de Guarapuava

Foi denominada freguesia de Nossa Senhora de Belém em 1818. A região se desenvolveu graças à pecuária, à extração de erva-mate e ao comércio regional dedicado aos moradores e viajantes. Mais tarde o movimento dos tropeiros marcou a história da região e possibilitou a aproximação de diversas localidades e o movimento migratório. Em 1852 Guarapuava tornou-se vila e, em 1871, foi elevada a categoria de cidade.
 
Pitã ga (fruta vermelha)

Origem de Pitanga:

Pitanga é palavra de origem guarani: fruta vermelha, tinha muito nas matas nativas e era um dos alimentos indígena.
Por volta de 1900 já se encontram sinais de moradores nesta região, a maioria criadores de porcos. 
O vasto território de Pitanga abrangia Campos do Mourão e pertencia a Guarapuava. Em meados de 1910 foi erguida a primeira capela em homenagem a Santa Ana e na região onde hoje está o quadro urbano de Pitanga começaram a existir moradores a partir de 1900. 
Por volta de 1918 surgiram casas comerciais e foi instalado o Distrito Policial, o que reflete o desenvolvimento pioneiro local. 
O Município de Pitanga -PR, foi instituído em 30 de dezembro de 1943. 
 
Pitangueira nativa era abundante em Campo Mourão - PR


Campo Mourão
Centro do Progresso

clic nas fotos e amplie
OoO



Nenhum comentário:

Postar um comentário