07/10/2013

EVOLUÇÃO DE CAMPO MOURÃO

HOJE OLHAMOS CAMPO MOURÃO E VEMOS UMA CIDADE, ATÉ CERTO PONTO, BONITA, HOSPITALEIRA, BOA DE SE MORAR E QUE TEM TODOS OS CONFORTOS MODERNOS. MAS, PARA CHEGAR NO PONTO EM QUE ESTÁ, DEMOROU MUITO TEMPO. O POVOAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE CAMPO MOURÃO (QUE ABRANGIA 25 MUNICÍPIOS DA MICRO REGIÃO 12) FOI LENTO.

O PIONEIRÍSSIMO JOZÉ LUIS PEREIRA, ANDOU PRÓXIMO DO CAMPOS DO MOURÃO. VEIO E VOLTOU VÁRIAS VEZES NO INÍCIO DE 1900. NESSAS IDAS E VINDAS CONSTRUIU UM RANCHO A BEIRA DO RIO 19, ABAIXO DA CAPELA DE SANTA CRUZ, QUE DEIXOU AOS CUIDADOS DO CAMARADA LAURO, UM VELHO SOLDADO REPUBLICANO. 

JOZÉ LUIS PEREIRA, COM SUA GENTE, MELHOROU A PICADA DE PITANGA A CAMPO MOURÃO E, EM 1903, VEIO DE MUDANÇA COM A FAMÍLIA, SUA MÃE, FILHOS E IRMÃOS, A CAVALO, CARROÇA E CARRO DE BOI.

LOGO DEPOIS, ASSIM TAMBÉM FEZ GUILHERME DE PAULA XAVIER, JORGE WALTER. NORBERTO MENDES CORDEIRO (O COMENDADOR NORBERTO MARCONDES), JOÃO RODRIGUES MONTEIRO (JOÃO BENTO) E OUTROS.

POR VOLTA DE 1910 – UM POUCO ANTES OU UM POUCO DEPOIS – AQUI SE FIXARAM AS FAMÍLIAS DE BENTO GONÇALVES PROENÇA, JOSÉ CUSTÓDIO DE OLIVEIRA, FRANCISCO MATEUS TAVARES, CESÁRIO MANOEL DOS SANTOS, LUIZ SILVÉRIO E OUTROS.

ESSE PROCESSO DE POVOAMENTO DOS CAMPOS DO MOURÃO SE DEU ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS, NA BASE DO “BOCA-A-BOCA”.

NOS IDOS DE 1900 A REGIÃO DOS CAMPOS PERTENCIA A GUARAPUAVA. DEPOIS PASSOU A DISTRITO DE PITANGA ATÉ A EFETIVA EMANCIPAÇÃO E CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO PELA LEI 02/47, ASSINADA PELO GOV. MOISÉS WILLE LUPION, NO DIA 10 DE OUTUBRO DE 1947.

O PREFEITO, MILTON LUIZ PEREIRA, BAIXOU A LEI 5/67, DE 11 DE ABRIL DE 1967. NELA DECLAROU O DIA 10 DE OUTUBRO FERIADO MUNICIPAL. LEI ESTA, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO, DIA 11 DE MAIO DE 1967.

O DESENVOLVIMENTO DE CAMPO MOURÃO, DE 1900 A 1950,  FOI LENTO.  

A CIDADE EVOLUIU E PASSOU POR VÁRIAS ETAPAS, ENQUANTO ERA POVOADA PAULATINAMENTE, ATÉ ATINGIR O GRAU DE PROGRESSO ATUAL, COM SUA ECONOMIA CALCADA NA AGRICULTURA.