02/08/2012

Médico escritor de Campo Mourão

 

Aracyldo Marques o médico escritor


 
Aracyldo Marques em tarde de autógrafo na Prefeitura de Campo Mourão, presenteia a vereadora Amélia de Almeida Hruschka - 1972.

Falando em escritores regionais, em Campo Mourão, o médico Aracyldo Marques publicou um elogiado livro de contos "E O Verde Voltará", (edição 1971 ) com temas ligados a colonização do Centro-Oeste do Paraná. Apesar da qualidade literária, o livro não teve circulação fora da sua cidade, e o mesmo aconteceu com suas demais obras.


Campo Mourão, Carreira, Augustinho, Wille e Aracyldo

É uma pena a falta de apoio e complicados incentivos dos “órgãos” de cultura e educação de Campo Mourão, aos seus raros escritores, escritoras e poetas. Escritor que imaginar viver da renda sobre a venda dos seus livros, em Campo Mourão, morre de fome porque a maioria da população ainda não tem tradição cultural.

 
As Rosas Florescem em Maio 1972

 
O Sino de Cobre 1976

Tempo Cavalo Doido    1982

Extermínio                   1986

 
Templo de Solidão       l987


Um poderoso romance, o quinto do conceituado ficcionista baiano ( nascido em Ilhéus- BA), Aracyldo Marques, que desde muitos anos exerceu a profissão de médico na cidade de Campo Mourão - PR. Demônios do Planalto – 1995


 
Os Desbravadores fala sobre pioneiros de Campo Mourão

Livro inédito de Aracyldo Marques, que narra as aventuras e desventuras de pioneiros mourãoenses, escrito em 1995, um ano antes do seu falecimento ocorrido dia 20 de abril de 1996, em Campo Mourão - PR. Os desbravadores foi lançadoà tarde do dia 20 de outubro de 2014, na Unespar/Fecilcam, por iniciativa da família e da professora Sinclair Pozza Casemiro. Este exemplar já faz parte do acervo literário da Biblioteca Municipal Egydio Martello, de Campo Mourão - PR.

 
Raríssimos leitores si quer leram ou ouviram falar do livro "concurso" de Aracyldo Marques, com verdadeiras pérolas romanciadas sobre: contos, crônicas e poesias do dia-a-dia de pessoas simples e comuns do nosso meio. Talvez se encontre umas poucas unidades em algum 'sebo' de Curitiba ou no Mercado Livre. Basta pesquisar na Internet o nome do médico-escritor, Aracyldo Marques, que escrevia na esperança de "ver muita gente lendo meus livros.

 
Auditório Aracyldo Marques na Casa da Cultura de Campo Mourão

O antigo casarão do Hotel Paulista, depois Hospital Nossa Senhora das Graças, na rua Brasil, quase esquina com a av. José Custódio de Oliveira, era referência profissional do médico-escritor, Aracyldo Marques, em Campo Mourão/PR, que tinha por colega o Dr. Emílio de Paolis.