10/09/2011

PX - Serviço Rádio do Cidadão (S R C)


PX - O Serviço Rádio do Cidadão (S R C).......

também conhecido pelo nome de Faixa do Cidadão (FC), ou simplesmente por seu prefixo "PX", foi regulamentado por portaria do Ministério das Comunicações – Mini Com, hoje ANATEL visando um melhor ordenamento desse tipo de radio comunicação que é praticado na faixa de freqüência de 26.950 Hz a 27.610 Hz, conhecida por faixa dos 11 metros devido ao seu comprimento de onda.

PRÓLOGO

A Faixa do Cidadão é uma banda de ondas de rádio, situada na zona mais elevada das freqüências altas (HF), nas denominadas Ondas Curtas.

Ao que se sabe, a FC teve seu primeiro uso em 1947, nos Estados Unidos. A idéia de sua criação originou-se em reuniões internacionais, logo após o término da II Guerra Mundial, quando os países desejavam dar aos seus cidadãos um meio de comunicação mais livre, que não tivesse a necessidade de cabos ou fios e ao mesmo tempo sem muita burocracia para sua execução.

Dessa idéia inicial até a plena execução da FC ainda se passaram muitos anos.

No Brasil, em 1962, foi possível eliminar esses obstáculos.
Hoje a FC está inteiramente ao alcance de todos os brasileiros, desde que se enquadrem em suas normas e suas características sociais de operação.

A Faixa do Cidadão nasceu para permitir um maior campo de experiências aos estudiosos, como melhoria de circuitos, tipos de antenas e equipamentos, além de uma maior aproximação com as demais modalidades de comunicação à distância. Quanto àqueles que não cultivam esse tipo de modalidade de interesse, a Faixa do Cidadão propicia um "  hobbie " dos mais salutares, interligando comunidades, prestando ajuda imediata nas mais diversas situações de perigo ou calamidade.

Por esse motivo os principais órgãos de proteção, como bombeiros, polícia, defesa civil, etc., utilizam-se desse serviço, 24 horas por dia.

Campo Mourão
Manoel Andrade (médico) e Miguel Giani (coletor federal) são ícones (PY) nacionais e mundiais no Rádio Amadorismo de Campo Mourão.

 
Da nova geração: Luiz Gonçalves (contabilista)

 
PX bastante utililado em áreas rurais pelos fazendeiros de Campo Mourão

Campo Mourão, PX5-A-1359, mais de 3 mil trocas de informações no Brasil

Caro Amigo Wille, obrigado pelo postal, que para mim foi motivo de grande satisfação fazer tal Contato que confirmo com este Postal . Deixo a ti e toda sua Familia um Aperto de Mão/um Abraço. Estarei sempre Aguardando - ao seu Dispor. Seu Sinal é ótimo. 


clic nas fotos e amplie

Nenhum comentário:

Postar um comentário