Bastidores da Política de Campo Mourão
Na disputa eleitoral a Prefeito de Campo Mourão, em 1963, concorreram Ivo Mário Trombini e Milton Luiz Pereira apoiados, respectivamente, pelo ex-presidente da república Juscelino Kubistchke de Oliveira e pelo governador do estado Ney Amintas de Barros Braga. Por fora corria Miguel Balabuch (o Balaba).
Recepção a JK no Aeroporto de Campo Mourão
JK estava em campanha à reeleição e veio a Campo Mourão. A oposição tentou impedir a sua chegada ao (caminhão) palanque armado em frente à Catedral de São José. Entulharam a avenida Capitão Indio Bandeira, entre as ruas Mato Grosso e São Paulo, com madeiras jogadas, caminhões e até diferenciais e pontas de eixos.
JK veio do aeroporto num jeep aberto, com uma bandeira do Brasil tremulando no ar.
O motorista manobrou, desviou e desceu pela Mato Grosso; seguiu pela Mendes de Camargo e subiu pela São Paulo.
Entre a Pernambucana e o Cartório de Notas (Ed. São Pedro), JK pediu pra parar, fez um 'comiciozinho" e disse: "Foi assim, com essa madeira de Campo Mourão, que construí Brasília. Peguem essas tábuas e construam (aqui) uma bela cidade" e tocou em frente, com determinação.
Seguiu à direita pela Índio Bandeira e ao chegar na esquina da Brasil, o jeep não conseguiu prosseguir.
Comício de JK em Campo Mourão
A multidão cercou o veículo. A praça Getúlio Vargas e as avenidas laterais estavam superlotadas por várias quadras. JK foi a pé, com Ivo Trombini e as lideranças até o caminhão em frente da igreja, subiu na carroceria e fez um vibrante discurso. Disse, no meio da sua fala: "quero presidir o Brasil com Ivo Trombini prefeito de Campo Mourão. Contem comigo. Conto com seu voto!!" aplausos vibrantes e demorados.
JK em Campo Mourão
A ala de Milton Luiz Pereira, viu a 'viola em caco'. Tinha-se como certa a vitória de Ivo, depois do maior comício que já se viu em Campo Mourão.
O candidato Milton usava a tática de concentrar suas ações e pedidos de apoio onde sua candidatura estava mais fraca, de acordo com as pesquisas, e tinha uma equipe de ajuda super empenhada na sua campanha, que ia de casa em casa pedir votos.
Nos últimos dias dos comícios veio o governador Ney Braga, companheiro partidário de Milton Luiz Pereira, ciente dos números esmagadores que favoreciam Ivo Trombini.
Ney Braga decidiu a eleição em Campo Mourão
No palanque, Ney Braga foi o último a discursar e, quase no final, disse com voz firme: 'meu governo não ajuda quem está contra mim e contra meu candidato... vou cortar o artigo 20 se a oposição tomar o poder em Campo Mourão!' Foi um autêntico cheque-mate. Um banho de água fria.
O artigo 20 hoje é conhecido como FPM- Fundo de Participação dos Municípios, sustentado por verbas de tributos arrecadados pelo Estado.
Foi aí que o eleitorado mudou. Eleger e não levar? Ganhar e não receber? Foi assim que Milton Luiz Pereira venceu a eleição, com quase o dobro de votos a frente dos outros dois concorrentes.
Milton Luiz Pereira: (PDC/UDN)........... 6.054
Ivo Mário Trombini (PTB/PSD/PSP)..... 3.130
Miguel Balabuch (PTN)................ .... .. 432
Miguel Balabuch (PTN)................ .... .. 432
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário