15/07/2011

Campo Mourão: JK e Ney Braga 'ameaças' na eleição de 63

Bastidores da Política de Campo Mourão


Na disputa eleitoral a Prefeito de Campo Mourão, em 1963, concorreram Ivo Mário Trombini e Milton Luiz Pereira apoiados, respectivamente, pelo presidente da república Juscelino Kubistchke de Oliveira e pelo  governador do estado Ney Amintas de Barros Braga. Por fora corria Miguel  Balabuch (o Balaba).

 
Recepção a JK no Aeroporto de Campo Mourão

JK estava em campanha à reeleição e veio a Campo Mourão. A oposição tentou impedir a sua chegada ao (caminhão) palanque armado em frente à Catedral de São José. Entulharam a avenida Capitão Indio Bandeira, entre as ruas Mato Grosso e São Paulo, com madeiras jogadas, caminhões e até diferenciais e pontas de eixos.

JK veio do aeroporto num jeep aberto, com uma bandeira do Brasil tremulando no ar.
O motorista manobrou, desviou e desceu pela Mato Grosso; seguiu pela Mendes de Camargo e subiu pela São Paulo. 

Entre a Pernambucana e o Cartório de Notas (Ed. São Pedro), JK pediu pra parar,  fez um 'comiciozinho" e disse: "Foi assim, com essa madeira de Campo Mourão, que construí Brasília. Peguem essas tábuas e construam (aqui) uma bela cidade" e tocou em frente, com determinação.

Seguiu à direita pela Índio Bandeira e ao chegar na esquina da Brasil, o jeep não conseguiu prosseguir. 

  
Comício de JK em Campo Mourão

A multidão cercou o veículo. A praça Getúlio Vargas e as avenidas laterais estavam superlotadas por várias quadras. JK foi a pé, com Ivo Trombini e as lideranças até o caminhão, subiu na carroceria e fez um vibrante discurso. Disse, no meio da sua fala: "quero presidir o Brasil com Ivo Trombini prefeito de Campo Mourão. Contem comigo. Conto com seu voto!!" aplausos vibrantes e demorados.

 
JK em Campo Mourão

A ala de Milton Luiz Pereira, viu a 'viola em caco'. Tinha-se como certa a vitória de Ivo, depois do maior comício que já se viu em Campo Mourão.

O candidato Milton usava a tática de concentrar suas ações e pedidos de apoios onde sua candidatura estava mais fraca, de acordo com as pesquisas, e tinha uma equipe de ajuda super empenhada na sua campanha, que ia de casa em casa pedir votos.

Nos últimos dias dos comícios veio o governador Ney Braga, companheiro partidário de Milton Luiz Pereira, ciente dos números esmagadores que favoreciam  Ivo Trombini.

 
Ney Braga decidiu a eleição em Campo Mourão

No palanque, Ney Braga foi o último a discursar e, quase no final, disse com voz firme: 'meu governo não ajuda  quem está contra mim e contra meu candidato... vou cortar o artigo 20 se a oposição tomar o poder em Campo Mourão!' Foi um autêntico cheque-mate. Um banho de água fria

O artigo 20 hoje é conhecido como FPM- Fundo de Participação dos Municípios, sustentado por verbas de tributos arrecadados pelo Estado.

Foi aí que o eleitorado mudou. Eleger e não levar? Ganhar e não receber? Foi assim que Milton Luiz Pereira venceu a eleição, com quase o dobro de votos a frente dos outros dois concorrentes.

Milton Luiz Pereira: (PDC/UDN)........... 6.054
Ivo Mário Trombini (PTB/PSD/PSP)..... 3.130
Miguel Balabuch (PTN)................      .... ..  432 



***