26/06/2011

Carmelitas em Campo Mourão - 100 Anos de Brasil

 

Os frades e monjes Carmelitas Descalços têm a mesma origem carismática que as monjas e freiras Carmelitas.
A congregação dedica-se à vida de orações e atividades comunitárias, mas são de seguimento apostólico. Moram em pequenas comunidades, onde partilham a alegria de terem recebido a mesma vocação e missão. Realizam as obras que mais lhes são solicitadas. Priorizam a promoção da vida espiritual, mediante a realização de retiros, meditações, encontros de oração, casas de espiritualidade e trabalhos missionários.

 
São fieis seguidoras de Santa Terezinha do Menino Jesus e São João da Cruz.  A Virgem Maria invocam como Nossa Senhora do Carmo, e é seu modelo de consagração e missão.

No Brasil - A chegada de Carmelitas no Brasil completa 100 anos e coincide com a implantação da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, no Município de Cambui-SP, em 1911, presidida pelo frei Marcelino.
Fr. Marcelino de Danta Tereza (Henrique Dorelli) nasceu dia 25 de agosto de 1864, em Roma-IT. Professou na ordem dia 28 de agosto de 1883 e dia 21 de setembro de 1889 foi sagrado sacerdote. Foi nomeado Missionário Apostólico pela Sagrada Congregação de Propaganda da Fé e, em 1911 chegou ao Brasil e assumiu a missão na Paróquia de Cambuí. 


Campo Mourão - A chegada discreta, das Carmelitas em Campo Mourão, data de 14 de dezembro de 1987, com a vinda inicial, de três monjas procedentes de Umuarama-PR.

  
O modesto e lindo convento está localizado no Km-2 da BR-369, Campo Mourão/Cascavel, num amplo terreno de 12 mil m/2.

No Campo Santo do Carmelo fica o pequeno cemitério. Sinal que as Carmelitas não deixam o mosteiro nem após a morte. No único jazigo, que comporta oito corpos, está sepultada apenas uma freira: Irmã Maria Ancila, falecida no convento de Campo Mourão.
A idade mínima a quem quiser ingressar no Carmelo é 17 anos, com ensino médio concluído. Às pessoas interessadas em conhecer melhor o local, dispõe da casa de hóspedes, onde são proferidas palestras a respeito da ordem e suas finalidades.



 
    Monjas Carmelitas em Campo Mourão