02/06/2011

Barbosa Ferraz - História



 

Pioneirismo em Barbosa Ferraz

O Município de Barbosa Ferraz situa-se a Oeste do terceiro planalto paranaense e surgiu entre morros e colinas na mata tropical que era habitada por nativos guaranis da clã dos botocudos e fez parte da Vila Rica do Espírito Santo, dominada pela Espanha, por 60 anos, que acreditava que a região tinha pedras preciosas, o que não passam de quartzo, ágatas e cristais de rocha, ainda hoje abundantes na região, a flor da terra.

 
A marca da dominação espanhola e jesuítica é lembrada pela capela de São Luiz Gonzaga avistada no alto da colina logo ao chegar pela rodovia que demanda a Fênix e Barbosa Ferraz.

 
O nome do município é justa homenagem ao Major Antônio Barbosa Ferraz

Barbosa Ferraz se originou de um loteamento realizado no interior do município de Campo Mourão, por iniciativa do Mj Antônio Barboza Ferraz e do agrimensor Joaquim Vicente de Castro (primeiro prefeito de Londrina), que demarcaram os limites e o quadro urbano barbosense.

 
A Cidade e centro de Barbosa Ferraz


Seu solo fértil, a cobiçada terra roxa, atraiu colonos e posseiros de terra, que aos poucos foram regularizando áreas e a se estabelecer no pequeno povoado, com a zona rural densamente formada por cafezais e plantações de menta, além de culturas agrícolas menores e a pecuária leiteira e de corte.

 
Barbosa Ferraz, Colheita e plantação de menta

Barbosa Ferraz é notícia...

1955 – Pelo rápido crescimento do numero de casas, população, negócios e fazendas, Barbosa Ferraz foi elevado a condição de Distrito Administrativo de Campo Mourão, ao qual pertencia desde 1947.

  
Barbosa Ferraz, ruas Rio Grande do Sul e Marechal Deodoro

1960 – A emancipação política e econômica veio cinco anos depois, com a criação do Município, através da Lei Estadual 4.245 assinada dia 25 de julho, pelo governador Moysés Lupion.

 
Barbosa Ferraz, Anos 50

 Barbosa Ferraz teve mais de 50 mil habitantes - 1978

1961 - A instalação oficial aconteceu solenemente, dia 15 de novembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito e vereadores eleitos na primeira legislatura barbosense.

Alberto Tokarski, primeiro prefeito de Barbosa Ferraz

Inauguração do saudoso Cine São Carlos de Barbosa Ferraz

 
Prefeitos Odilio Balbinotti e Arnaldo Coneglian na inauguração do atual Paço Municipal de Barbosa Ferraz


Flashes

Av Tiradentes a entrada de Barbosa Ferraz

Barbosa Ferraz - Parque Ecológio

Feira do Produtor de Barbosa Ferraz

Nova geração participa do Civismo de Barbosa Ferraz

 
Barbosa Ferraz,  Gruta de Santa Rita de Cássia
 
A antiga Capela, hoje Santuário de Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz

É majestosa a matriz de Barbosa Ferraz

Dados de Barbosa Ferraz
 
 
>clique nas imagens e amplie<

Nenhum comentário:

Postar um comentário