16/05/2011

São Manoel do Paraná e o Peaberu


São Manoel do Paraná
Logo na entrada de São Manoel do Paraná

Em uma das milhares de trilhas do Caminho do Peaberu, à margem esquerda do rio Ivaí, onde habitavam índios Cariris, e próximo ao Rio dos Índios, nasceu um povoado conhecido por  São Manoel.


Vistígios do Peaberu

Nos anos 50, com o loteamento da terra aberto, vieram os plantadores de café e pequenos comerciantes que abasteciam os poucos moradores, dentre os quais são lembrados: Ermínio Serrato, Pedro Martins, Roldão Costavalo, Melquíades de Oliveira, Gaspar Casquet, Jorge Leite e Antônio Barbosa, a maioria vinda de Minas Gerais, além dos paulistas e paranaenses: Valdevino Oliveira Corsi, Noradir José Zupiroli e família Romano, que deu grande impulso na área comercial.

A Lei Estadual n.º 5.769, de 15 de junho de 1968 criou o Distrito Administrativo de São Manoel do Paraná, vinculado ao município de Indianópolis.
Dia 13 de setembro de 1990 a Lei Estadual n.º 9.369, emancipou o Município de São Manoel do Paraná, instalado solenemente dia 1 de janeiro de 1993.

Vista aérea de São Manoel do Paraná com pouco mais de 2 mil habitantes

A Lei Estadual 10.272, de 5 de maio de 1993 mudou a denominação de São Manoel que passou a chamar-se São Manoel do Paraná, limitado geograficamente: ao Norte com o rio Ivaí, ao Sul com  Indianópolis, a Leste com Japurá e a Oeste com Rondon.

São Manoel do Paraná é filiado à Microrregião da Associação dos Municípios da Região de Entre-Rios (AMERIOS) e possui uma das maiores áreas de matas nativas: a Reserva do Caraguatatiba, com trilhas, lago e estrutura turística.


Reserva em São Manoel do Paraná

A Reserva tem 222,30 ha de mata virgem com vegetação não muito espessa e árvores de madeira branca, bromélias, tabocas, plantas medicinais, além de pau-marfim e perobas, que abrigam espécies de macacos, cutia, paca, quati, cachorro-do-mato, capivara, tatu, gato-do-mato, ouriço, jacutinga, gavião, guacho, gralha, pica-pau e urubu-de-cabeça-vermelha, além de algumas cobras. Junto à mata exuberante está o Centro Comunitário de Educação Ambiental Vera Cruz, que trabalha na defesa do meio ambiente.

 
É rica a flora e a fauna na reserva de São Manoel do Paraná

Possui banheiros, mesas e amplo estacionamento. O acesso ao interior da reserva é feito com acompanhamento de instrutores-guias nas caminhadas pelas trilhas. O local está cerca de 7 km do centro de São Manoel do Paraná, nascido às margens do histórico Peaberu, que guarda algumas lembranças desta via trilhada pelos nativos e aventureiros europeus.

Lago e quiosque na Mata de São Manoel do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário