03/05/2011

Rubens Bueno - O Professor Político

Rubens Bueno




Rubens Bueno nasceu em Sertanópolis-PR, dia 23 de maio de 1948, filho do carpinteiro José Bueno Sobrinho e dona Maria Aparecida Brustolin Bueno. Casado com Rosemaria Eitelwein Bueno, têm três filhos, dentre eles a vereadora em Curitiba, Renata Bueno

Renata Bueno

Trajetória política -· É político, com base eleitoral no Paraná. e professor graduado em Letras.

Candidatou-se a prefeito em Peabiru em 1976. Saiu-se o candidato mais votado pelo PMDB, mas perdeu na soma de votos por legenda (Arena), estranha  legislação eleitoral do tempo da ditadura militar. Foi presidente do Peabiru União Clube - PUC, maior agito da cidade.

Vontades - Excelente orador, aos amigos, Bueno confessa que tinha duas aspirações, mas não deu tempo: ser lucotor de rádio e vereador. "A política é muito dinãmica!".

Elegeu-se por duas vezes a deputado estadual, com uma das mais expressivas votações no Paraná, por duas legislaturas seguidas: 1983-1986 e 1987-1990.

Atuou na qualidade de secretário de Justiça, Trabalho e Ação Social do Paraná no governo Álvaro Dias, entre 1987-1990, quando criou a Universidade Popular do Trabalho e destacou-se diretor-presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba, na mesma passagem.por aquela pasta.

Foi eleito deputado federal nas legislaturas de 1991-1995 e 1999-2003. Entrou na história dos Deputados Constituintes, com participação direta na nova Constituição do Brasil,  proclamada por Ulysses Guimarães, seu companheiro de PMDB e presidente de Cãmara Federal, em Brasilia


A Constituição Federal de 1988 reafirmou os direitos individuais em detrimento aos direitos coletivos por conta dos 21 anos de ditadura militar - e mesmo de antes disso - quando os direitos individuais inexistiam.

Rubens Bueno candidatou-se à prefeito de Campo Mourão em 1992, eleito com mais de 77% dos votos. Teve apoio de Ulysses e outros destacados parlamentares da época.


Disputou as eleições de 2002 a governador do Estado,  e de 2004 a de prefeito de Curitiba, mas não logrou êxito nestas campanhas.

Candidatou-se a governador do Paraná pelo Partido Popular Socialista (PPS) em 2006. Ficou  em 4º lugar. Em seguida assumiu a presidência do PPS do Paraná e a Secretaria Nacional do partido.

Rubens Bueno na campnha de 2010 com Beto Richa (governador), Ricardo Barros e  Gustavo Fruet , na 20.ª Festa do Carneiro no Buraco em Campo Mourão. Festa que Bueno incremento a nivel de Brasil, quando prefeito de Campo Mourão

É atual Deputado Federal pelo PPS eleito em 2010, com 123.178 sufrágios, o quinto mais votado no Paraná, com mandato até 2014.

Ex-prefeito de Campo Mourão, Rubens Bueno deseja fazer uma maior representação política entre o Estado e a União. “Precisamos articular nossa bancada com os governos e também quero contribuir com as reformas, que atualmente são prioridades do país, principalmente a política”, destacou.

De acordo com Bueno, sua proposta de trabalho foi elaborada com a contribuição de diversas lideranças do PPS estadual, além da participação popular por meio do Fala Paraná, em todos os municípios. “Utilizamos como base alguns pontos expostos no nosso plano de governo, que foi elaborado e oficialmente entregue à Coligação Novo Paraná (PSDB, PSB, PP, DEM, PPS, PTB, PRB, PRP, PHS, PTC, PSDC, PTN, PSL e PMN) base do governo do Beto Richa, nosso amigo e companheiro.”

Timaço em Campo Mourão: Richa, Lerner, Bueno, Fernando Henrique, etc


Uma 'piada' que pipocou a nível nacional



Saudação da melhor vereadora de Curitiba, segundo a Imprensa da Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário