23/04/2011

Usina e o Maior Lago de Campo Mourão


Água é Energia


Em 1950 Lupion anunciou a construção da Usina Mourão e em 1950, no Bosque das Copaíbas, inaugurou o sistema de energia elétrica gerada por um sucateado motor de submarino bebedor de óleo diesel.

No finalzinho dos anos 50 o Paraná pediu oficialmente licença do governo federal no sentido de aproveitar o potencial do rio Mourão e citou como ponto de referência do local, o Salto São João.


O pedido foi aceito, estudos e o projeto foram feitos e, em 1958 as obras foram iniciadas e tocadas por três anos.

  
Canteiros de obras da Usina Mourão
 

Em 1961 o complexo foi concluído e em 1964 começou a funcionar, com suas turbinas e produção energética, a todo vapor.


Campo Mourão: barragem da Usina Mourão 

De início abastecia parte do norte paraense. Depois passou a servir 15 municípios da região de Campo Mourão Atualmente, com a interligação de redes de várias usinas do Paraná, faz  parte do parque gerador da Copel.

Na década de 80 a Cia Paranaense de Energia Elétrica do Paraná (COPEL)implantou importantes programas de mitigação dos impactos resultantes de possíveis incêndios casuais nas matas ciliares.


Lago da Usina uma das atrações turísticas de Campo Mourão 

Pela importância reconhecida nestas ações de características físicas, sócio-econômicas e cuidados do biossistema remanescente, o resultado foi a implantação do Parque Estadual Lago Azul, pioneiro no gênero e um dos pontos turísticos mais bem cuidados e visitados por pessoas de toda parte, inclusive caravanas escolares, estudiosos do meio ambiente e do eco-turismo.


A potência da Usina Mourão é de  8,2 MW e o Parque Estadual Lago Azul  está a 7 km do centro de Campo Mourão, via asfalto, BR-487.

Vista do Salto São João e da casa das máquinas da Usina Mourão.

A Reserva da Usina Mourão é: geradora de energia elétrica; Centro Regional de Estudos Ambientais; sede campestre dos funcionários da Copel, têm guias e trilhas ecológicas, tudo dentro da área do Parque Estadual Lago Azul de Campo Mourão - PR.

 
Aqui estão as grandes tubulações e turbinas da Usina Mourão
bem abaixo do Salto S. João, atração turística em Campo Mourão




GALERIA DE FOTOS DA REPRESA 
E DO LAGO DA USINA EM CAMPO MOURÃO

A represa foi ponto de encontro de lavar carro
em Campo Mourão por cerca de 20 anos.

Cheia de 2011 com muita chuva em Campo Mourão
Época de seca

Temporais de junho de 2014 em Campo Mourão

As Águas subiram em 2015

Lago da represa do Rio Mourão  - Campo Mourão - PR


Ilustração