06/04/2011

Janiópolis, PR - Cidade de Jânio


À sombra de imensos pinheirais e sobre terra fértil, por volta de 1935 surgiu a localidade deTrês Marcos, depois patrimônio de Pinhalzinho, atualmente Janiópolis (cidade de Jânio) em homenagem ao ex-presidente da República Jânio Quadros.


 Bandeira e Brasão

 O início crescente, com a chegada dos pioneiros e o progresso local, é atribuído a qualidade do solo e grandes safras agrícolas, além da criação de suínos e bovinos. Em escala menor produz arroz, batata doce, feijão, melancia e milho, depois do ciclo do café.

Pinhalzinho era distrito administrativo de Campo Mourão e o município de Janiópolis foi criado em 1961 (Lei 4.450/61) subscrita em 21 de outubro de 1961 pelo então governador do Paraná, Ney Aminthas de Barros Braga.


Presidente Jânio Quadros, seu sucessor Castelo Branco e o governador Ney Braga

Janiópolis teve que se dispor de 31,11 mil hectares do seu território, quando da aprovação da lei que deu origem ao município vizinho de Boa Esperança (antigo Barreirão), de acordo com a Lei 4.844, assinada em 06 de março de 1964 e instalado oficialmente dia 14 de dezembro de 1964, também desmembrado de Campo Mourão.

A instalação de Janiópolis, na condição de município aconteceu, de fato e de direito, dia 18 de Novembro de 1962, com a posse do prefeito pioneiro Oscar de Paula Pereira eleito juntamente com os vereadores da primeira legislatura janiopolense: Antonio Augusto da Silva, João Batista do Lago, João de Paula Pereira, João Quintino, José Antenor Alves, Raimundo Claro Filho, Telvi Barzotto e Valdevino Celoni.

Primeiros Prefeitos: Oscar de Paula Pereira, Alfeu Teodoro de Oliveira e Raimundo Claro Filho


Pioneiros - Carolina Py Romani, Alfeu Teodoro de Oliveira, (ex-prefeito e nome de escola), Oscar de Paula Pereira (1º prefeito), Letícia Ramos Dantas, Franquelin Matias da Costa (ex-delegado de policia)Antônio Bonfim, os irmãos: Juvenal Pedroso e Alício Pedroso, dentre outros.

População -Em 1975, o município chegou a ter cerca de 35 mil habitantes, tendo no café uma grande fonte de renda. A partir daí, começou a emigração reduzindo-se, drasticamente, a sua população.
Hoje a renda do município é gerada pelas plantações de soja e milho e pelas fabricas de confecções.
Conforme dados de 2008 (IBGE), a população de Jaiópolis foi estimada em 7.092 habitantes.

Festas - O calendário turístico de Janiópolis assinala três festas marcantes: 12 de Outubro - Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida; 18 de Novembro - Dia da Emancipação Política e, na mesma data, a Festa da Leitoa Fuçada, prato típico da cidade.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, oficilizada pela Diocése de Campo Mourão, em 07 de Outubro de 1964, situada na praça papa João XXIII

Avenida Paraná, acesso principal à cidade, e vísta aérea de Janiópolis,
a cerca de 40 km de Campo Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário