11/03/2011

Família Bathke

 

Os Primeiros Bathke no Brasil

Nasceu em Berlim, Alemanha, batizado: Johannes Friederich Paul Gellert Dietrich Bathke e chegou ao Brasil em 1890.
Desembarcou no porto de Salvador/BA de onde seguiu para Blumenau em busca da Colônia Alemã. Seguiu até Lages e depois fixou-se em São Joaquim da Costa da Serra, local de beleza singular e clima frio, tipo da Alemanha.

E aqui ficou conhecido como Paulo Bathke.

Em São Joaquim – SC fixou residência e casou dia 20 de janeiro de 1893, com Maria Olinda da Silva Ribeiro da grande família Ribeiro, fazendeiros e políticos influentes da época.
No cartório que registrou seu casamento, existem certidões e dados sobre Paulo Bathke, tais como data do seu nascimento, nomes dos seus pais e avós maternos e paternos que, se conseguidas cópias poderemos retroagir  em nossa árvore ascendente em busca da origem da Família Bathke.

Existem também certidões de registros de nascimentos e casamentos de seus descentes e dos seus irmãos que vieram depois ao Brasil a seu convite.

Esse resgate de nomes, em ordem cronológica, só podemos conseguir em cartórios que possuem estes acentamentos e quem pode nos repassar estes dados são os Bathke que residem em São Joaquim, Lages, Itajaí, Curitiba, etc.

Também consta que Paulo Bathke foi Prefeito em S. Joaquim e um herói da resistência contra a Revolução Republicana, fatos que devem constar no acervo da Prefeitura Municipal de S. Joaquim e na sua Secretaria da Cultura.
 
Ville Bathke meu Pai

Germano Francisco Rodolfo Bathke - Avô

Guilherme Bathke - meu bisavô

**

 
Bathke em dois troncos....


Que tal pesquisarmos e nos ajudarmos a resgatar a Saga dos Bathke ????

Abraço amigo do Wille Bathke Junior.