24/07/2019

* A Mais Idosa de Campo Mourão

Maria Leonor de Abreu com Ana Fernanda

A baiana de Macaúbas que morou em Peabiru, São Vicente (Araruna) e escolheu Campo Mourão para viver, Maria Leonor de Abreu, faleceu dia 12/07/2019, aos 110 anos de idade. Viúva desde os 50. Acabou de encaminhar os filhos, e cuidava dos netos.
Era, até então, a pessoa de mais idade em Campo Mourão. Faria 111 anos dia 26 de julho de 2019.
 
Com a filha Eleonora
"Que eu me lembro, até os 103 anos minha mãe era 'virgem' de médico. Nunca ficou doente e nem fazia consultas", revela a filha Leonora. "Ela mora comigo, levanta cedo, tem o quartinho dela ajeitado, toma os remedinhos que já traz na mão quando levanta cedinho, faz a própria comidinha, adora os netos e me ajuda conforme pode", acrescentou.
"Quando eu era novinha, minha mãe morreu e fui criada por uma madrasta. Toda vida trabalhei na roça. Não tive estudos porque tinha que carpir... que fazer os serviços da casa e ajudar cuidar dos meus irmãos. Durmo bem e gosto de comer verdura. Minhas alegrias são minha saúde, minha família e amizades muitas que tenho", revela dona Maria.
Nenhum sintoma anormal foi constatado até a hora da sua morte. Estava ativa e falante, como era seu jeito de viver na casa em que morava com sua filha Eleonora de Araújo, 62 anos, no Jardim Tropical II, na rua Princesa dos Campos. Adormeceu e não mais acordou.
Dos 13 filhos que teve, inclusive dois partos de gêmeos, somente seis estão vivos. Todos nasceram em casa, naturalmente, sob cuidados de parteiras, "mas estão longe e sinto saudade... sou avó de 68 netos e 14 bisnetos", isto até aos 105 anos, quando comemorou pela última vez seu aniversário, conta com satisfação.
  
Ela nasceu em 26 de julho de 1908, em Macaúbas (Bahia). Para comprovar a idade, gostava de mostrar a carteira de identidade que guarda na bolsa. 
Apesar da idade avançada, era lúcida, gostava de 'prosear', conversava com clareza e tinha respostas rápidas. Frequentava e se exercitava no Centro de Integração e no Clube de Mães Tropical II onde era muito querida e gostava de fazer alongamento.
“Quem de moço não morre, de velho não escapa. A minha felicidade é a saúde e a vida”, palavras de dona Maria Leonor, que repousa no Cemitério Municipal São Judas Tadeu, em Campo Mourão - PR. 

 

 
   
  
  
  
 
Imagem relacionada 
O Mundo gira, a Vida não para.

 

<)(>

Nenhum comentário:

Postar um comentário