25/07/2019

Candidatos – Dicas de Escolha - Wibaju

Política  do grego antigo politeia - refere-se aos procedimentos relativos à cidade polis. Política é tudo que interessa à sociedade, á coletividade e à melhoria da vida urbana. 
Antes de definir nosso voto em nomes de candidatos a cargos públicos e políticos devemos observar alguns detalhes simples que definem seu comportamento, personalidade, aparência e capacidade realizadora.
Verifique se ele tem situação financeira definida, se é empresário ou empregado cumpridor de seus encargos.
Observe onde ele mora (casa ou apartamento) e se o local é  bem cuidado. 
Observe seu jardim se é bem tratado.
Saiba se é dedicado à família, se cuida bem dos filhos e da mulher e se é de paz, fora e no lar.
Se é bem quisto e relacionado na comunidade, com seus parentes e amizades.
Se participa ou participou de atividade voluntária em prol da sua cidade e da sociedade (carente ou não) como um todo.
Pesquise os órgãos de maus pagadores ou se tem ficha suja na justiça. Neste caso, se você o eleger, com certeza ele é corruptível e vai usufruir, ilicitamente, do erário público para o qual contribuímos através de tributos que nos são impostos.

Digamos que, em se tratando de vereador e prefeito, a residência do candidato é o município e a família é a população. 

Imagem relacionada
Função do vereador: Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município".


Resultado de imagem para prefeito engraçado charge
Função do prefeito: O prefeito é o chefe do Executivo municipal. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais. O prefeito tem de decidir onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do Estado e da União, quais obras devem ser executadas e quais programas serão implantados”.
Função do Vice-prefeito: O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo Municipal. Caso o prefeito precise se ausentar ou tenha o mandato cassado, ele assume as funções do titular.

3 - Dicas na Escolha:
1. Procure conhecer o passado do candidato. Se for processado judicialmente, fique atento. Se já houver condenações contra o candidato, isso pode ser indício de que ele não é bem intencionado e nem é a pessoa indicada para exercer um cargo público dado por você (voto).

2. Informe-se e avalie as propostas do candidato. Veja se elas são importantes para a cidade e se podem ser realizadas.

3. Se o candidato já exerceu algum mandato, observe se cumpriu as promessas que fez em campanhas anteriores.


O jovem mestre em ciência política e professor da Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), Luiz Domingos Costa (à esquerda), acredita que é necessário ir além das informações básicas do candidato e do partido ao qual é filiado. "É preciso saber quais temas ele está tratando, não apenas na carreira política, mas na vida profissional. Se ele é médico, que tipo de serviço presta? Se é advogado, atua para quê organização? Dessa forma o eleitor pode fazer sua escolha de acordo com suas preferências", ressaltou. No seu entender, “o eleitor também não deve se restringir à propaganda política, que trabalha muito com a emoção e oferece poucos subsídios concretos na escolha. Uma alternativa é a internet consultando as páginas (sites) que monitoram a atuação dos representantes políticos. É importante ter uma referência para consulta, de preferência que não seja apenas de uma pessoa, mas ligada a alguma organização", alerta.

Antes de votar, reflita sobre o que você gostaria de ver e ser colocado em prática pela política do trabalho e do bem comum e, com isenção de ânimo, escolha alguém que possua as mesmas afinidades e anseios que você, voltados à uma cidade bem cuidada, mais próspera e um município com toda infraestrutura que viabilize a instalação de novas empresas  comerciais e industriais, que resultem em mais empregos e maior renda.

 

Imagem relacionada  
Pense... Analise bem antes de Votar.
Valorize seu Voto
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário