11/06/2019

* Valkiria Turci relembra da violência em Campo Mourão

 
Valkiria Terezinha Silveira Turci 
chegou menina em Campo Mourão

“Eu lí os fatos violentos narrados, aqui pela dona Amelinha (Amelia de Almeida Hruschka) e, uma dessas mortes citadas pela querida e guerreira amiga, eu e minha família testemunhamos”.
"Era Natal pouco antes da Missa do Galo - meia-noite - na igrejinha de madeira dedicada a São José, padroeiro de Campo Mourão - PR.
Uma família (seis pessoas) do Barreiro das Frutas subia calmamente pela Rua Brasil, andando em direção à igreja e, justamente, quando passava em frente à nossa casa e  comércio (Casa Guaíra) um homem a cavalo, que vinha logo atrás, disparou seis tiros só no pai da família, que morreu ali mesmo. Por sorte ou milagre a esposa e filhos não foram atingidos. Os tiros foram a queima-roupa.
Nós dormíamos atrás, no fundo do sobrado, e acordamos com o barulho dos estampidos, a gritaria da família e as vozes do povo curioso que acorreu ao local. A igreja esvaziou. Pouco depois os fiéis voltaram e a tradicional missa católica foi celebrada, com ligeiro atraso.
Mas papai (Antonio Silveira) não deixou minhas irmãs Dorinha,  Verinha e nem eu, sair dos quartos para ver o acontecido, porque poderia sair mais tiros e era perigoso atingir a gente, conforme ele nos alertou.
Naquele tempo, fatos como esse eram comuns em Campo Mourão.
 
Antonio Toledo Silveira e Isolde Collodel Silveira
 pioneiro de Campo Mourão casados em julho de 1943
Lembro-me bem que os fregueses da Casa Guaíra, enquanto faziam compras, comentavam e contavam muitas ocorrências entre posseiros de terra e jagunços e, que, por trás sempre tinha um ‘coronel’ rico e mandante, mas seu nome não aparecia nos assassinatos, só sabia-se quem era ele quando escriturava e registrava o lote em seu nome, adquirido a preço de sangue, de vidas transformadas em mortes e famílias destruídas pela violenta ganância e desamor ao próximo” - concluiu Valkiria que chegou menina em Campo Mourão, nos anos 50, testemunha de muitos fatos históricos da cidade e da região.

Galeria de Fotos
  
A Menina Valkiria em 3 Tempos 



 
Valkiria Turci homenageada em Campo Mourão
40 Anos da Fecilcam 

 Vakiria Turci

 
Valkiria e a neta Sabrina

 
Valkiria e o marido Silvio Turci 
 
Valkiria com a Mãe Izolde 

 
Minha companheirinha

 
Valkiria Turci no Paraíso

 
Valkiria Turci beleza ímpar

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre 
Sabrina neta de Valkiria
 
Valkiria Turci um brinde à Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário