09/06/2019

* O Bicho Papão de Campo Mourão - Lenda



“Minha avó, Eulália Carneiro de Campos, professora Nezinha - como era carinhosamente chamada - nos contava de que maneira 'conheceu' o  Índio Bandeira e do medo que sentia dele”.
Temor esse, causado pela crendice de que ele  ‘comia’ criancinhas, igual a cuca e o bicho-papão. 

“Quando ela veio morar no Campo e soube da fama do Índio, escondia meu tio mais velho, José Pereira Carneiro (Zé Mineiro), enquanto bebê. Ela o envolvia em muitos panos por medo que o Capitão o devorasse ou fizesse algum mal a ele e, assim, quase o matava sufocado”.



“Depois, o vovô Manoel Luiz Pereira (Nenê Mineiro) riu quando soube da historia dela, pois segundo ele o Capitão era de paz e queria ver Campo Mourão povoado de brancos e se tornar cidade grande”. 


"Sempre gostei de ficar ao pé da minha avó Nenzinha ouvindo as histórias de antigamente, de quando ela era jovem e Campo Mourão também”, concluiu Reni Marisa Poleski.


Obs: na época as mães falavam isso aos seus filhos, com o propósito deles não saírem de casa para a rua, atoa. Motivavam o medo e, os infantos inocentes, acreditavam.


N.A. - Na minha infância, em Curitiba, nossa avó materna, Santina, nos metia medo com o tal de homem da capa-preta que, segundo ela, fazia o mesmo que o bicho-papão. 


Resultado de imagem para bicho papao indio
Adivinhe se a gente não tinha medo?!

><


Um comentário: