19/11/2019

Campo Mourão tem Academia de Letras regional


A Academia Mourãoense de Letras (AML) foi fundada em 8 de junho de 2001 e instalada em 21 de maio de 2002, durante evento realizado no Teatro Municipal de Campo Mourão, presidido pelo ilustre advogado e escritor Túlio Vargas, da Academia Paranaense de Letras, com sede em Curitiba. 

Na histórica ocasião empossou os primeiros dez membros fundadores e seus respectivos patronos de cadeiras, bem como oficializou o advogado e promotor, Rubens Luiz Sartori como primeiro presidente, coroando o trabalho desenvolvido durante um ano, pela comissão de implantação presidida pela Prof. Sinclair Pozza Casemiro.

A Academia Mourãoense de Letras tem por finalidade, o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo e da literatura, nos seus aspectos científico, histórico, literário e artístico, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil.

A primeira diretoria:
Presidente: Rubens Luiz Sartori
Secretária: Cida Freitas
Tesoureira: Clara Araújo
Bibliotecária: Elza Paulina de Moraes

Os 10 ocupantes das primeiras cadeiras - em igual número, foram: Amani Spachinski de Oliveira, Rubens Luiz Sartori, Cida Freitas, Clara Araujo, Gilmar Cardoso, Oswaidoir Capeloto, José Eugênio Maciel, Elza Paulino de Moraes, Agnaldo Feitosa e Francisco Orineu Brzezinski.i. 

Resultado de imagem para Rubens sartori   Resultado de imagem para francisco irineu brzezinski

  

Galeria de Presidentes:
Rubens Luiz Sartori (2002-2004) (falecido)
Francisco Irineu Brzezinski (2004-2006)  (falecido)
Aroldo Tissot (2006-2008) (falecido)
Cida Freitas (2008-2010)
Gilson Mendes de Góis (2010-2012)
Jair Elias dos Santos Jr (2012-2014)
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário