29/03/2015

Eurides Ovídio Pereira nasceu em Campo Mourão


 
 
Eurides Ovídio Pereira nasceu em Campo Mourão, dia 12 de outubro de 1918 (Dia de N.S. Aparecida e do descobrimento da América), precisamente na região do Jardim Santa Cruz. 
Filho de Maria Josefa de Campos e Pedro Ovídio Pereira (falecido em 1935) que do alto de uma árvore, região da Vila Guarujá, bem perto do Rio do Campo avistou e anunciou ao pai Jozé Luis Pereira o tão procurado  e vastíssimo 'Campos do Mourão'.

Ovidio era neto de Maria Silvério e Jozé Luis Pereira - o Velho Sertanejo  -desbravador e patriarca da primeira família que se instalou nos Campos do Mourão, dia 16 de setembro de 1903.

Sua avó, dona Maria Silvério, foi a primeira pessoa a falecer em Campo Mourão, vítima da queda de cavalo durante uma lida de apartação das vacas leiteiras. A veneranda senhora está sepultada no campo santo que deu origem ao Cemitério Municipal São Judas Tadeu sob uma cruz de cedro feita por Jozé Luiz Pereira, fincada na terra e que ali brotou, virou árvore centenária e todo ano floresce no mês de agosto na cabeceira do tumulo da sua família.

 
Cedro-rosa, árvore nativa (extinta) em Campo Mourão - PR

Quando criança brincava com seus primos pelo vasto cerrado mourãoense, cuidava do rancho e sua especialidade era preparar o café e a comida, enquanto a família trabalhava nas plantações e colheitas dos roçados.
Um dos que provou e gostou do almoço e do café do menino cozinheiro "foi o pecuarista e engenheiro chefe da Estrada Boiadeira, Manoel Mendes Camargo, nos idos de 1927" - segundo contava, todo faceiro, o próprio Ovídio, referindo-se ao amigo como Dr. Camarguinho.

Logo que casou, aos 18 anos de idade, dedicou-se ao plantio e cultivo de 3 mil pés de café na região do Barreiro das Frutas, na propriedade de sua sogra Almira Lemes da Silva (nome de escola municipal de 1° grau naquela localidade rural).

1940 - Ovídio estabeleceu matrimônio com Eliziria Lemes Teodoro, que lhe deu nove filhos: João Maria, Áurea, Jair, Maria Josefa, Inézia, Leony, Ezoel, Carmen e Edson. Eliziria faleceu em dezembro de 1984 e Eurides teve segunda nupcia com Lídia Maria Kuligoski Pereira, em 1988.

1942 - foi convocado pelo Exército Brasileiro (5º Regimento de Cavalaria Divisionária), incorporou em Curitiba e foi soldado de prontidão durante a II Guerra Mundial no 1o Esquadrão Independente de Cavalaria de Guarapuava.

 
Vereadores de Campo Mourão com o Gov. Bento Munhoz

1952-1955- na condição de suplente foi vereador (PR) na segunda legislatura municipal de Campo Mourão ao assumir a cadeira do sargento Silvino Lopes de Oliveira que se elegeu prefeito de Peabiru – PR e depois deputado estadual. Era prefeito de Campo Mourão o médico Daniel Portela, também do então Distrito de Peabiru.

 
Ovídio Pereira e suas lembranças de Campo Mourão

2014, numa segunda-feira, 29 de março, faleceu o pioneiro nascido em Campo Mourão, Ovídio Pereira, aos 96 anos, de causa natural.
Ovidio Pereira de Campo Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário