24/01/2012

Campo Mourão Município Que Honra e Orgulha...

Vistas da Cidade de Campo Mourão
 Município Modelo do Paraná

Mormul's Avatar


 
Campo Mourão cresce verticalmente

 
Campo Mourão vista aérea 

 
Campo Mourão amplia Bairros

  
Campo Mourão vista de um balão

 
Campo Mourão, jardins centrais



 
Catedral de São José vista do Chafariz da Praça Getúlio Vargas

Campo Mourão, localiza-se no Centro-Oeste do Paraná, a cerca de 490 Kms da capital do Estado, Curitiba. A população é estimada em torno de 85 mil habitantes.
Reconhecido Município Modelo do Paraná, Campo Mourão é a Cidade Polo da Microrregião/12, que agrega 25 municípios e totaliza cerca de 350 mil habitantes.
A excelente localização do município - maior entroncamento rodoviário do Sul do Brasil - coloca Campo Mourão nas principais rotas de turísmo e de integração com os principais centros urbanos do país e do Mercosul.

A história da cidade começou no século XVII com invasão dos espanhóis, já que a região abrangia os Campos que pertenceu à Província del Guayrá (Assuncion), atual Estado do Paraná.
Em 1765, passou a ser visitada por milícias do governo da Província de Piratininga (São Paulo), que denominaram o cerrado típico e único entre os rios Ivaí e Piquiri, de "Campos do Mourão" em homenagem ao governador provincial, Dom Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão.

Na década de 1890 os “Campos do Mourão” servia de ponto de pouso dos tropeiros e boiadas que por aqui passavam durante suas viagens a Mato Grosso do Sul.
A partir de 1903, famílias paulistas começaram a se instalar em grandes áreas da região, e iniciaram a colonização da terra devoluta, apossada pelos Pereira (1903) e pelos Custódio de Oliveira (1910).

  
1940 - Antiga praça 10 de Outubro, atual  Getúlio Vargas
Marco Zero de Campo Mourão-PR

Campo Mourão - Anos 50

Até 1943, Campo Mourão pertencia ao município de Guarapuava. A partir desse ano, passou à categoria de Distrito do município de Pitanga até que, dia 10 de Outubro de 1947 foi
emancipado por Lei assinada pelo governador Moysés Wille Lupion de Troia (02/47).

 
A ampla cidade de Campo Mourão tem uma economia dinâmica e diversificada sendo, hoje, é o primeiro município do Paraná em número de geração de empregos. 
O agronegócio é a atividade que mais gera divisas, difunde moderna tecnologia através de sindicato, cooperativa agrícola e de uma unidade multinacional abatedora de frangos.

 
Prédio azul da Coamo de Campo Mourão

As atividades industriais se destacam nas áreas de alimentos, adesivos, eletrônica e têxtil.

 
Abate e exportação de frangos em Campo Mourão em alta escala

A prestação de serviços coloca, atualmente, a cidade entre os 243 principais municípios nas estatisticas de consumo do Brasil, além de figurar no 17° lugar dentre as melhores cidades do Paraná em potencial de mercado e qualidade de vida.

  
Salto São João que aciona a Usina Mourão

O potencial energético da região também se sobressai. Campo Mourão conta com três hidrelétricas: Usina Mourão 1, a Usina Salto Natal e a Cristo Rei.

 
Um dos motivos pelos quais Campo Mourão é amplamente conhecido é a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, um dos maiores eventos gastronômicos que acontece no segundo final de semana de julho (inverno), com o prato típico se tornando um símbolo de Campo Mourão.
Outras festas gastronômicas como o Costelão de São José e a Porco Fest incrementam ainda mais o turismo mourãoense.

 
Represa do Rio Mourão
que forma o lago do Parque Municipal  'Joaquim Teodoro de Oliveira'

Os turistas que visitam Campo Mourão possuem muitas opções de passeios: Parque Joaquim Teodoro de Oliveira - Parque do Lago, Eco Museu do Saneamento, Usina do Conhecimento, Catedral de São José e Centro Cultural, Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira”, Calçadão do Centro, Santuário Nossa Senhora Aparecida-Vila Urupês, Teatro Municipal, Parque Estadual Lago Azul-Usina Mourão I, Estação Ecológica do Cerrado, Rua da Gastronomia, Gruta dos Milagres da Santa Cruz, entre outros.

 
A Gruta da Santa Cruz de Campo Mourão é construída com pedras dos milagres recebidos desde a chegada da Família de Jozé Luis Pereira (idos de 1900)

Visite Campo Mourão e confira!
Bom Para Viver e Investir



>clic e amplie as fotos<

Nenhum comentário:

Postar um comentário