25/09/2011

Estefano Domanski, primeiro Alfaiate de Campo Mourão



 


 
O alfaiate Estefano Domanski nasceu em Rio Claro do Sul – PR, e chegou a Campo Mourão em 1950, casado com Assumpta Domanski.

Adquiriu terreno na Rua São Paulo, onde construiu casa de madeira e instalou a  Alfaitaria Santo Antonio, espeacilizada em confecções finas de roupas em tergal e nycron, de acordo com a moda da época. Um terno custava então Cr$ 250, 00 cruzeiros.
Muitos foram os noivos, autoridades e classe alta, pessoas vestidas com esmero pelo seu Domanski, um homem atencioso e afetuoso que trata a todos com ímpar simpatia, a exemplo de dona Assumpta que, além de cuidar do lar e dos filhos, o ajudava a alinhavar e confeccionar as encomendas de roupas sob medida.

“Quando chegamos, Campo Mourão era uma vila agitada pelo martelar dos carpinteiros dia e noite, pela chegada de outras famílias e aventureiros. A Rua São Paulo era despovoada, a nossa casa de madeira de primeira, coberta de telhas e com vidraças foi uma das primeiras que fizemos na ‘rua dos bancos’ de Campo Mourão."

A empresa caseira cresceu. A madeira foi substituída por alvenaria, e a primeira alfaitaria de Campo Mourão ganhou o moderno nome de Magazine Santo Antonio, com trajes completos a seus clientes que permanecem fiéis à  ‘melhor tesoura’ do  coração do Centro Oeste Paranaense.

“Quando construí na Rua São Paulo, em frente à minha casa surgiu a primeira residência de alvenaria de Campo Mourão, de propriedade do primeiro secretário municipal, o amigo Casemiro Biaico. Eu me lembro que o tratorista, seu Damião, que veio de Curitiba, falava zoando o Biaico que, as báias (estábulos) do Prado de Curitiba (hipódromo) eram mais bonitas que a casa dele."
"Só podia ser inveja, porque muita gente vinha de longe ver como era uma moradia construída de tijolos, coisa nunca antes vista por aqui... (rindo).

 
Assunpta e Estefano Domanski 
chegaram a Campo Mourão no dia 25 de outubro de 1950

 
Campo Mourão, 1959, Estefano Domanski e Antonio Fuchs, em Santos - SP



 
Estefano Domanski pioneiro de Campo Mourão/PR

Estefano Domanski, 94, faleceu à noite de 19 de agosto de 2016, no Hospital Paraná/Mga, vítima de falência de órgãos vitais. Chegou a Campo Mourão, com sua família, em 1950 e foi o primeiro alfaiate da cidade e primeiro morador da rua São Paulo – entre as avenidas Irmãos Pereira e Índio Bandeira. A Alfaitaria se transformou em Magazine, uma das melhores lojas de confecções que atende a região e outras cidades. Estefano repousa no Cemitério Municipal São Judas Tadeu de Campo Mourão/PR. A sua simpatia e seu carisma eram o seu sorriso sempre estampado num rosto alegre que transmitia Felicidade.
 O mate é amargo, mas a vida é doce
 
Estefano e Assunpta Domanski

Nenhum comentário:

Postar um comentário