13/06/2011

Pedro Viriato Parigot de Souza


Pedro Viriato Parigot de Souza, natural de Curitiba, nasceu dia 26 de Fevereiro de 1916.
Seus pais foram Aline Cordeiro e Luiz Parigot de Souza,
Do casamento, com  Egypcialinda Velloso de Souza, o casal teve quatro filhos: Luiz Antonio, Maria Helena, Pedro e a caçula Marília.


Diplomado em Engenharia Civil, com especialização em Engenharia Hidráulica, matéria que lecionou aliada à de Hidrografia, na UFP - Universidade Federal do Paraná.
Fundou o CEHPAR - Centro de Estudos Hidráulicos do Paraná, atual Centro de Estudos Hidráulicos Parigot de Sousa, em memória ao seu nome.

Profissionalmente, dedicou-se a projetos e estudos técnicos sobre localizações e construções de grandes usinas hidrelétricas, que desenvolvia  no Laboratório de Hidráulica do CEHPAR.


Pedro Viriato de Souza, escreveu diversos livros sobre o tema de sua principal profissão. Foi diretor máximo da COPEL - Companhia Paranaense de Energia, no período de 10 de fevereiro de 1961 a 2 de junho de 1970, mesmo tempo em que continuou seus trabalhos de professor universitário e pesquisador do CEHPAR.

Nas eleições indiretas de 1971 ocupou o cargo de vice-governador do Estado do Paraná em 1971.
No mesmo ano, o governador Haroldo Leon Peres renunciou o cargo por pressão das acusações que pesaram sobre ele, por suspeitas de corrupções. Assumiu Pedro Viriato de Souza, que já se encontrava adoentado, vítima de câncer.

Enquanto governador - por consequências - licenciou-se várias vezes do cargo a fim de fazer tratamentos de saúde.

Faleceu dia 12 de julho de 1973, após curta gestão de governador do Paraná, substituído por João Mansur, então presidente da Assembléia Legislativa do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário