09/05/2011

Curitiba - Um pouco da História


História de Curitiba


Era uma região de muitos banhados, rios e imensa floresta com predomínio de araucárias. Os Tinguis, nativos ceramistas habitavam a região e a chamavam de Cori Tiba (reunião de pinheiros). Eram tribos das linhagens Jê, Tupi e Guarani, massacrados por invasores europeus em busca de pedras e metais preciosos.




1531 -A primeira expedição a passar pelo planaldo curitibano, oriunda de Cananéia-SP, era comandada pelo bandeirante Pero Lobo, em 1531, que se dirgia a região dos Incas. Foi dizimada pelos guaranis, na foz do rio Iguaçu quando tentava atravessar o rio Paraná.

1649 -Ébano Pereira, Capitão das Canoas de Guerra da Costa do Sul, comandou uma expedição exploratória. Subiu os rios e atingiu o planalto curitibano em busca de ouro. Para isso, recrutou pessoal na Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Estabeleceram-se, inicialmente, na margem esquerda do rio Atuba, entre os atuais bairros de Vila Perneta e Bairro Alto. Posteriormente, mudaram-se a um local às margens do rio Ivo, atual centro de Curitiba.


1668 - Foi autorizada a instalação do pelourinho no povoado. Contudo, as autoridades públicas não foram eleitas para a instalação do simbolo da justiça. Isso era necessário, pelas leis da época, para que o povoado passasse à condição de Vila.


1693 - Curitiba começou de fato, com a primeira indicação de autoridades, dia 29 de março de 1693, promovida pelo Capitão-Povoador Matheus Leme.


1701 - O povoado da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais passou a se chamar Vila de Curitiba em 1701, com cerca de 1.400 habitantes.



1842 a Vila passou à categoria de cidade. O Paraná era, então, uma comarca de São Paulo. Sua emancipação para Província do Paraná  se deu em 19 de dezembro de 1853.

1854 - Curitiba tornou-se, então, a capital da província, em 26 de julho de 1854, com 5.819 habitantes.


 
Ébano Pereira


Evolução Urbana de Curitiba

 

Curitiba vista do Palácio Iguaçu em construção e terraplenagem do Centro Cívico 

Praça Eufrázio Correia na região da antiga Estação Ferroviária de Curitiba

Universidade de Curitiba atual e moderna  UFPR

Praça Tiradentes

Praça Osório

Bailarinas na calçada, perto do Circulo Militar de Curitiba, atrás do Guaíra

Largo da Ordem - Centro Histórico e Cultural de Curitiba

 

Museu da Imagem e do Som na Av Rio Branco - Curitiba

Museu Paranaense de Curitiba

Praça do Japão no Bairro Agua Verde - Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
Término das obras da Biblioteca Pública - Curitiba

Trecho da Rua XV transformado em Rua das Flores

Famoso clube social em Curitiba


 
Chegada à Curitiba


>clique nas imagens - amplie<
1812 - No início do século 18, caravanas de tropeiros abriram o caminho de Itupava, a fim de  tocar o gado desde o Rio Grande do Sul até a baixada paulista e os campos de Minas Gerais. Nesse trajeto passava-se por Curitiba, impulsionando o comércio da região. Curitiba ultrapassou Paranaguá em importância, e assumiu a sede da Comarca, em 1812.

Nenhum comentário:

Postar um comentário