24/04/2011

Moreira Salles tem o nome do dono


Breve Relato

Em 1950, João Theodoro Moreira Salles, casado em 1930, com Lucrécia Vilhena de Alcântara, adquiriu gleba de terra na grande região da Colônia Mourão, com a finalidade de produzir café.
A medida que aumentava o número de colonos e novos proprietários, o patrimônio começou a surgir em virtude da fébre do 'ouro verde', alto negócio naquela época, entre paulistas e mineiros que acorriam à famosa terra roxa do Paraná. 
O solo arenoso e misto de Moreira Sollo era propício a essa cultura, abandonada e erradicada na década de 70 face ao clima frio desfavorável e a 'geada negra', outros cultivares foram plantados.

A cidade de Moreira Salles, ontem e hoje

Loteamento - Parte de sua imensa fazenda João Moreira Salles loteou e contratou serviços especializados, afim de delimitar o traçado do perimetro urbano da futura cidade de Moreira Salles.
Contratou os serviços de medições e delegou o trabalho urbano ao engenheiro-projetista Hélio Bittencourt, acompanhado pelos engenheiros técnicos Thelen e João Ducino, supervisionados pelo engenheiro Lincoln.

Pioneiros- Passaram a morar em Moreira Salles os pioneiros, também produtores de café: Eurydes Romano, Joaquim Caetano de Lima, Benedito Mendes Ribeiro, Angelo Lisi, Hélio Moreira Salles e José Carlos Moreira Salles, enquanto seu filho Walter Moreira Salles fundou e presidiu o Unibanco, com auxilio financeiro do pai e residêcia numa confortável mansão construída em Copacabana-RJ.

Walter Moreira Salles

Novidade - Apenas em meados de 1953 - pela primeira vez - João Moreira Salles visitou sua fazenda e o patrimônio que nascia. Adquiriu a terra e somente foi conhecer sua gleba três anos depois. Foi, quando então, batizou a àrea que denominou  'Moreira Salles', homenagem que fez a ele mesmo. 


1953 -Dia 14 de dezembro de 1953, a Lei Estadual 1.542 elevou o patrimônio a Distrito Administrativo e Judicial da Comarca de Campo Mourão.

1960 - Dia 25 de julho foi instituído o Município de Moreira Salles, emancipado de Campo Mourão e desmembrado de Goioerê, de acordo com a Lei Estadual 4.245.

1961 - Dia 30 de novembro aconteceu a posse do primeiro prefeito e da primeira legislatura  Moreirasalense.

As chuvas castigam o interior arenoso de Moreira Salles

Moreira Salles situa-se a Noroeste do Estado do Paraná e faz divisas com Cruzeiro do Oeste, Tuneiras do Oeste, Janiópolis, Goioerê e Mariluz.
Segundo as últimas estatiscas, o municipio tem cerca de 13 mil habitantes, e área territorial de 353,892 km².


Parque e Estádio Municipal centralizam as festas

Dentre os principais eventos festivos do calenádio turístico de Moreira Salles estão:
A Festa do Padroeiro São João Batista entres os dias 21 a 24 de Junho;
A Festa do Aniversário do Município: 25 de Julho
E a FestSales na segunda quinzena de Abril.


O ruralismo tem bonitas passagens, estrada cascalhada e o rio Vorá

Economia - Agricultura e pecuária são as bases econômica do município, sobressaindo-se as culturas de  de algodão, soja, milho, feijão, mandioca e cana-de-açúcar, além da criação de aves destinadas ao abate e consumo da população.

A Cúria Diocesana de Campo Mourã tem duas paróquias em Moreira Salles. A matriz de São João Batista na cidade, e a de São Pedro no Distrito de Paraná do Oeste.




Hospital Regional Noroste em Moreira Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário