28/08/2019

* TRAMUJAS FILHO em Campo Mourão


 Arthur Rodrigues Tramujas Filho
Natural de Paranaguá (PR) nasceu em 30 de abril de 1916. Filho de Arthur Rodrigues Tramujas e Octacília Correia Tramujas.
Exerceu o ofício de professor normalista e Técnico de Contabilidade, Agropecuarista e Hoteleiro.
Fez o curso primário no Grupo Escolar Farias Sobrinho em Paranaguá e o curso ginasial  no Ginásio Fernando Moreira em Curitiba-PR.
Formou-se professor normalista em 1937, pela Escola Normal Munhoz da Rocha. de Paranaguá. Finalizou sua formação escolar em 1946, quando foi aprovado Técnico de Contabilidade pela Faculdade Parthcon na cidade de Curitiba. 
Fixou-se em Campo Mourão em 1952, exercendo a profissão de professor pelo Estado, sendo nomeado como primeiro inspetor de ensino de Campo Mourão, aposentando-se como delegado de ensino.
Teve como propriedade a Tipografia São José, exercendo a função de tipógrafo, publicando várias revistas com dados, fatos e fotos da cidade.
A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Nina Tramujas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Iniciou atividades como industrial em 1959, quando da fundação das Indústrias Guarani Ltda pelo saudoso Belim Carollo, grande benfeitor e pioneiro das serrarias em Campo Mourão. 
Do Grupo Guarani, juntamente com seus sócios, nasceu a Guarani Automóveis — revendedora FIAT. 
Exerceu o cargo de sócio-gerente das Indústrias Guarani, cuja atividade principal era a extração e beneficiamento de madeiras.
Com a rápida expansão da empresa e a necessidade de transportar os produtos, criou a Transportadora Guarani.
Artur Tramujas ao centro na inauguração do Hotel Santa Maria
ladeado por Márcia, Agnaldo Rayol e filhas. Ao seu lado o gerente.

Foi sócio proprietário do Santa Maria Hotel, primeiro arranha-céu médio de Campo Mourão com elevador interno.
Foi sócio fundador do Rotary Campo Mourão, onde exerceu o cargo de vice-presidente e outros cargos da diretoria desta entidade e sócio-fundador da Coamo.
Casou-se em 1947 com Ana Amantina Tramujas, pais de: Otacilio, Belmari,  Maria Aparecida e Ana Rosalie.
Faleceu em 9 de julho de 1996, em Campo Mourão, aos 80 anos de idade.




A principal invenção de Joahn Gutemberg, muito importante para a tipografia, foi tornar os tipos não só móveis como resistentes. As primeiras fontes tipográficas da história da humanidade  apareceram na China, por volta de 1040, pelas mãos de Shen Kuo. Só que enquanto o professor chinês usava tipos móveis de madeira, que por sua característica orgânica eram mais perecíveis, o alemão forjou símbolos de chumbo e ferro, que, por serem resistentes, tornaram a impressão algo possível de ser feito em larga escala. Hoje as gráficas usam equipamentos de impressão de alta performance, rápidos e eficientes, aliados a computadores que dão forma e cor ao papel impresso. Em Campo Mourão foi pioneiro José Dutra de Almeida Lira em Tipografia e Artur Tramujas Jr em Gráfica.


Resultado de imagem para tipografia imprensa gif 
O Mundo das Letras é Infinito

Nenhum comentário:

Postar um comentário