08/04/2019

* Juiz diz Não à Câmara de Campo Mourão


1954 – 13/10 - O juiz de direito Hércules de Macedo Rocha, da 31a Zona Eleitoral da Comarca de Campo Mourão, Estado do Paraná, encaminhou o seguinte ofício aos vereadores da Câmara Municipal de Campo Mourão:
“Tendo chegado ao meu conhecimento de que essa Egrégia Câmara aprovou um Projeto-Lei, que tomou o n. ° 25/54, abrindo um credito de CR$ 40.000,00 (quarenta mil cruzeiros) para, em forma de doação, ser destinado à construção de minha casa própria venho, agradecendo a gentileza espontânea do ato, que caracteriza, perfeitamente, o alto espírito de cooperação e magnanimidade de que são dotados todos os digníssimos Senhores Membros dessa Colenda Casa, declinar daquela oferta, que viria onerar os cofres municipais em beneficio de meu patrimônio particular, o que me impede de aceitar".
                                                                                                                                                                                          Hercules de Macedo Rocha

Dr Hércules também foi o primeiro Juiz da Comarca de Peabiru, presidiu a sessão solene de instalação do Município de Iretama além de juiz e professor na Universidade Estadual de Londrina.
Em franco desenvolvimento, Peabiru foi elevado à condição de Município, dia 14 de novembro de 1951 enquanto que a Comarca foi criada pela Lei Estadual nº 1.542 de 14 de dezembro de 1953 e instalada no dia 6 de junho de 1954, de acordo com a Portaria nº 208/1954. O primeiro Juiz de Direito titular da nova comarca foi o Dr. Hércules de Macedo Rocha. De entrância intermediária compreende, além da sede, o Serviço Distrital de Araruna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário