05/07/2019

* Geremias Cilião de Araújo vereador em Campo Mourão


Geremias Cilião de Araújo

Nasceu em 19 de agosto de 1915, na cidade de Brejos dos Santos (CE). 
Filho de João Cilião de Araújo e Joaquina Florentino de Araújo. 
Casou com Alice Sanches e tiveram três filhas e um filho: Marli, Maria Helena, Ana Tereza e Geremias Júnior.
Chegou em Campo Mourão em 1941, sendo sócio-proprietário do estabelecimento comercial conhecido por "Casa Iracema" administrado pelo seu irmão Jucelin Cilião de Araujo, na Av Irmãos Pereira, esquina da Rua Brasil (dos pioneiros) onde hoje está o Ed. Casali.

Candidato a vereador (não remunerado), filiado ao Partido Republicano (PR), sem deixar de ser Getulista fanático, obteve 108 votos nas eleições municipais de 1951 (segunda legislatura) e  ocupou uma das cadeiras do Poder Legislativo de Campo Mourão. Apoiou Bento Munhoz da Rocha Neto (PR) que sucedeu Moisés Lupion no governo do Paraná. 

É de sua autoria o requerimento que denomina a Praça Getúlio Vargas, antes conhecida por 10 de Outubro, cortada, em diagonal, pela a Raia dos Porungos onde se realizavam corridas de cavalos, em duplas, nos anos 50.

Uma curiosidade: não sabia ler, nem escrever e não era motorista (não dirigia), mas foi bem sucedido em Campo Mourão em suas iniciativas. Era inteligente e trazia, sempre, um sorriso amistoso estampado no rosto, que demonstrava a sua confiança na vida.

Foi um dos primeiros cooperados da atual Coamo Agroindustrial Cooperativa.

Faleceu em 20 de outubro de 1993, quando já estava viúvo ha quatro meses e quatro dias, pós morte de sua esposa que faleceu dia 16 de junho de 1993.

Tem seu nome perpetuado nas placas de rua no Jardim Albuquerque, através da Lei n.° 1014, de 10 de dezembro de 1996, de autoria do então vereador e amigo, João Teodoro de Oliveira Sobrinho.

Família de Maria Helena, filha de seu Geremias
Campo Mourão - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário