17/07/2017

Porfirio em Campo Mourão - Juiz e Vereador

 
 Porfírio Querino Pereira

Nasceu em 1879. Casou com Felicidade Maria da Conceição e tiveram três filhos. Com a família, deixou Guarapuava – PR e fixou residência na região da Vila Guarujá, à margem esquerda da estrada Campo Mourão/Roncador (BR-158), dia 22 de junho de 1936, com 57 anos de idade.
Na comarca guarapuavana foi Delegado de Polícia por 12 anos e, em Campo Mourão, foi nomeado Juiz de Paz Distrital pelo Município de Pitanga – PR, cargo que exerceu por cerca de 10 anos, até a instalação do município e da comarca mourãoense.
Em 1947 integrou o movimento pró-desmembramento de Campo Mourão e entrou na luta pela elevação à categoria de município, desmembrado de Pitanga. 
Concorreu ao cargo de vereador pelo Partido Social Democrático (PSD) e, dia 2 de janeiro de 1948, assumiu sua função. 
Participou ativamente dos trabalhos da primeira legislatura mourãoense e, na Casa de Leis, foi membro da Comissão de Legislação, Justiça, Higiene, Assistência Social, Educação e Cultura, presidida por Devete de Paula Xavier, tendo  como par o edil Joaquim Teodoro de Oliveira.
Falecimento - O pioneiro sessentão, sempre servil, bem vestido e incansável nas suas longas caminhadas – conhecido como ‘o homem do guarda-chuva’ – faleceu dia 22 de outubro de 1970, aos 91 anos de idade e está sepultado em Campo Mourão.